Panorama de 04 a 08 de setembro
A semana foi marcada pela divulgação do PIB no Brasil hoje, que apresentou alta de 0,9% na comparação trimestral e 3,4% frente ao mesmo trimestre de 2022.
No exterior, novos estímulos na China reanimaram os investidores quanto ao futuro do país, ainda que a economia da maior potência asiática tenha muito caminho a percorrer desde que esfriou depois da reabertura pós restrições do Covid-19.
Nos Estados Unidos, dados do PCE e do payroll mostraram que a inflação e o mercado de trabalho americanos seguem persistentes.
Além disso, o PIB americano avançou 2,1% no segundo trimestre de 2023, de acordo com a segunda estimativa informada pelo Departamento de Comércio americano.
Na próxima semana, a liquidez das sessões deve ser reduzida por conta de feriados no Brasil – 07 de setembro, na quinta-feira – e nos Estados Unidos – 04 de setembro, segunda-feira. Ficam no radar a divulgação do índice de gerentes de compras (PMI) composto dos EUA e o PIB da Zona do Euro.
Radar de Proventos
Na segunda-feira (04) ficam “ex-dividendos” os papéis de Santos Brasil* [STBP3] e Bradesco [BBDC4].
Isto sendo, investidores posicionados nas referidas ações até a última sexta-feira (01) terão direito aos proventos anunciados.
Já na terça-feira (05) fica “ex” a ação de Fleury [FLRY3] e Camil [CAML3].
Na quinta-feira (07), é a vez de Guararapes* [GUAR3] e Movida* [MOVI3] ficarem “ex-dividendos”.
Por fim, na sexta-feira (08), Odontoprev* [ODPV3] e Ferbasa [FESA4] ficam “ex-direitos”.
*O relatório da Bloomberg aponta que as datas em que estas ações ficam “ex-proventos” são apenas previsões, não estão confirmadas, estando sujeitas a mudanças.
Indicadores econômicos
Importantes índices serão divulgados na próxima semana: o PMI composto dos Estados Unidos e o PIB da Zona do Euro.
O analista de macroeconomia da Benndorf Research Marco Ferrini indica que o PMI composto – ou seja, que engloba o setor de serviços e indústria – americano deve apresentar estabilidade em agosto, com um resultado próximo dos 50 pontos.
Vale lembrar que a marca dos 50 pontos é a divisão entre uma atividade em contração – abaixo dos 50 – ou em expansão – acima dos 50.
Segundo ele, a economia americana perdeu ritmo no mês passado por conta dos juros e inflação elevados, o que impactou a demanda e, especialmente, a atividade industrial.
“Além disso, o mercado de trabalho também desacelerou e o país dá indícios de lentidão que devem ser ampliados até o final do ano.”
Já o PIB do 2T23 da Zona do Euro deve crescer 0,3%, impulsionado pelo aumento de 3,3% no PIB da Irlanda – sede de muitas multinacionais importantes como Meta, Google e Apple, informou Marco.
“Entretanto, o ritmo não será mantido para o restante do ano, algo que pode ser visto através dos resultados bem ruins dos PMIs, da persistência da inflação e juros elevados. Mantemos a perspectiva de recessão para o bloco no início de 2024.”
Calendário Macroeconômico
Hora
País
Evento
Segunda-feira
5h
8h25
22h45
22h45
Brasil
Brasil
China
China
IPC-Fipe (ago)
Boletim Focus
PMI de serviços Caixin
PMI composto
Terça-feira
5h
5h
5h30
5h30
10h
10h
11h
Zona do Euro
Zona do Euro
Reino Unido
Reino Unido
Brasil
Brasil
EUA
PMI composto S&P Global (ago)
PMI de serviços (ago)
PMI composto (ago)
PMI de serviços (ago)
PMI composto S&P Global (ago)
PMI de serviços S&P Global (ago)
Encomendas à indústria (jul)
Quarta-feira
5h30
8h
10h45
14h30
15h
Reino Unido
Brasil
EUA
Brasil
EUA
PMI de construção (ago)
IGP-DI (ago)
PMI composto S&P Global (ago)
Fluxo Cambial Estrangeiro
Livro Bege
Quinta-feira
00h
6h
9h30
9h30
16h30
China
Zona do Euro
EUA
EUA
EUA
Importações (ago)
PIB (2T23)
Produtividade do setor não agrícola (2T23)
Custo unitário da mão de obra (2T23)
Discurso do FOMC
Sexta-feira
7h
Zona do Euro
Projeções econômicas