Próxima semana tem PMIs chineses e PCE nos EUA; Tonello indica short em MGLU3

A partir das cartas de gestores e de pesquisa interna da XP Investimentos, o TradeNews teve acesso às perspectivas das principais gestoras de fundos do Brasil para o cenário político-fiscal do país do próximo ano

Panorama de 27 de novembro a 1º de dezembro

Nesta semana, o cenário político e corporativo andaram lado a lado. Na terça-feira (21), a Petrobras [PETR3; PETR4] foi pressionada por uma reunião entre o CEO da companhia, Jean Paul Prates, e o presidente Lula no Planalto. 

Além disso, os ativos da Cemig [CMIG4] sofreram na semana, após o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, acenar para a federalização da empresa. Zema disse na quinta-feira (23) estar de acordo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, quanto à federalização das estatais mineiras com a União, incluindo a Cemig e Copasa [CSMG3]. 

Lá fora, o maior driver foi a ata do Federal Reserve (Fed), divulgada na terça-feira. O órgão americano afirmou que houve unanimidade na decisão de manter a política monetária restritiva por mais tempo na reunião de novembro. 

Para a próxima semana, o mercado acompanha os índices de gerentes de compras (PMIs) chineses e o índice de preços PCE nos EUA.

Radar de Proventos

Na terça-feira (28) ficam “ex-dividendos” as ações da Camil [CAML3].

Isto sendo, investidores posicionados nas referidas ações até a segunda-feira (27) terão direito aos proventos anunciados.

Já na quarta-feira (29) ficam “ex” as ações da Kepler Weber [KEPL3] e Vittia [VITT3].

Os papéis da JHSF [JHSF3]* ficam “ex-proventos” na quinta-feira (30).

Por fim, na sexta-feira (01), os ativos da Itaú [ITUB4], Profarma [PFRM3] e Porto [PSSA3]* ficam “ex-divendos”.

*O relatório da Bloomberg aponta que as datas em que estas ações ficam “ex-proventos” são apenas previsões, não estão confirmadas, estando sujeitas a mudanças.

Panorama do Ibovespa

O índice está com uma forte movimentação de alta no longo prazo, acumulando três semanas consecutivas de avanços, aponta João Tonello, analista técnico.

Segundo ele, o Ibovespa montou uma movimentação de falta de força nesta semana, o que indica uma possível correção, a qual carece de ativação – ou seja, perda de mínima – na próxima semana.

Dicas de Trades

Para a semana que vem, Tonello enxerga boas oportunidades no setor de atacado, sendo o Assaí [ASAI3] a melhor escolha de compra. 

Além disso, a Vale [VALE3] é outra boa possibilidade de compra para ele, já que o analista segue positivo em relação ao minério de ferro, diante de novas medidas positivas na China.

“Também, por fim, [vejo] como terceira oportunidade para essa semana a venda de MGLU3, com stop no topo dos últimos 4 dias.”

Indicadores econômicos

Dois indicadores das maiores economias do mundo serão divulgados na próxima semana: os PMIs composto e não-manufatureiro da China e o índice de preços PCE nos EUA.

No país asiático, a atividade deve seguir estável, com pouca alteração mediante os resultados de outubro, sinaliza o analista de macroeconomia da Benndorf Research, Marco Ferrini. De acordo com ele, a China ainda não conseguiu engatar em um ritmo mais acelerado em sua retomada econômica. 

“Além disso, depois do feriado da Semana Dourada houve uma nova redução da demanda e a crise do setor imobiliário persiste, refletindo o mau momento da economia chinesa.”

Nos Estados Unidos, o PCE acumulado em 12 meses deve registrar novo recuo em relação ao resultado anterior, por conta da queda considerável no preço do barril de petróleo, afirma Ferrini. O analista também espera uma desaceleração nos preços dos bens e alimentos e alta nos serviços. 

“Como a economia americana está apresentando sinais mais claros de lentidão, a tendência é que os preços do núcleo também comecem a recuar de forma mais constante.”

Calendário Macroeconômico

Hora

País

Evento

Segunda-feira

8h25

10h

12h

 

Brasil

EUA

EUA

 

Boletim Focus

Licenças de construção

Vendas de casas novas (out)

Terça-feira

8h30

12h05

12h45

 

Brasil

EUA

EUA

 

Empréstimos bancários

Discurso do Federal Reserve

Discurso do Fomc

Quarta-feira

8h30

9h

10h30

12h05

12h30

14h30

16h

22h30

22h30

 

Brasil

Brasil

EUA

Reino Unido

EUA

Brasil

EUA

China

China

 

Dívida Líquida/PIB (out)

PPI (out)

Índice de preços do PIB (3T23)

Discurso de Andrew Bailey, presidente do BoE 

Estoques de Petróleo em Cushing

Fluxo cambial estrangeiro

Livro Bege

PMI composto (nov)

PMI não-manufatura (nov)

Quinta-feira

7h

7h

7h

7h

10h30

10h30

11h05

22h45

 

Brasil

Zona do Euro

Zona do Euro 

Zona do Euro

EUA

EUA

EUA

China

 

Reunião do CMN 

Núcleo do CPI

CPI

Taxa de desemprego (out)

Índice de Preços PCE (out)

Gastos Pessoais (out)

Discurso do Fomc

PMI industrial Caixin (nov)

Sexta-feira

5h

6h

10h

11h45

 

Brasil

Zona do Euro

Brasil

EUA

 

IPC-Fipe

PMI industrial (nov)

PMI industrial S&P Global (nov)

PMI industrial (nov)

Sair da versão mobile