Quant: a nova tecnologia do mercado financeiro

WhatsApp Image 2022-08-03 at 12.44.55

As discussões sobre tecnologias sempre geram debates e polêmicas, como aconteceu, por exemplo, com o Metaverso e os NFT’s. Com as novas descobertas também surgem novos métodos e, consequentemente, diferentes formas de observar e analisar temas antigos. Com o setor financeiro não seria diferente, e, assim como outros campos, o mercado está em constante atualização.

A forma mais participativa dos avanços tecnológicos no mercado financeiro se manifesta na Análise Quantitativa. Também chamada de quant, é o uso de um conjunto de métodos matemáticos e estatísticos para estudar e monitorar comportamentos de mercado e identificar oportunidades de investimentos. O foco nessa ferramenta são os dados, que permitem estimar movimentos futuros.

Em bate-papo no stand da BRA BS na Expert, o analista sênior de renda variável da XP Investimentos, Felipe Perigolo, explicou como funciona o método, seu foco nas análises. Ele explica que neste tipo de técnica são utilizados dados históricos a fim de identificar padrões nas cotações, sejam eles matemáticos ou estatísticos, de forma que você consiga extrair algum valor. Assim, é possível entender e replicar esses movimentos, tendo maiores chances de investimentos lucrativos. 

“Basicamente, é olhar o passado e encontrar dados estatísticos que consigam comprovar uma tese” que possa gerar benefícios, complementa Felipe.

Assista ao bate-papo na íntegra:

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Quer saber como investir com rentabilidade
pós-superquarta?

Baixe o relatório gratuito com análises e recomendações exclusivas dos especialistas da Nomos

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?