Reino Unido: Disputa para sucessão de Boris Johnson já tem 11 candidatos

PIB do Reino Unido avança 1,1% no 3º trimestre ante 2º trimestre

Os candidatos para substituir Boris Johnson como primeiro-ministro do Reino Unido estão divulgando promessas de corte de impostos ao eleitorado do Partido Conservador, enquanto a cúpula da legenda se prepara, nesta segunda-feira, para estreitar rapidamente o campo lotado de quase uma dúzia de postulantes.

O pouco conhecido ministro júnior Rehman Chishti se tornou o 11º candidato a declarar que queria suceder Johnson, que renunciou ao cargo de líder do partido na quinta-feira em meio a uma revolta partidária desencadeada por meses de escândalos éticos.

Outros candidatos incluem a secretária de Relações Exteriores Liz Truss, o ministro das Finanças, Nadhim Zahawi, os ex-ministros de saúde Sajid Javid e Jeremy Hunt e os parlamentares Tom Tugendhat e Kemi Badenoch.

O novo líder será escolhido em uma eleição em duas etapas, na qual os 358 parlamentares conservadores reduzem a disputa a dois candidatos por meio de uma série de votos de eliminação. O par final será submetido a uma votação postal de todos os membros do partido no país. Sob o sistema parlamentar do Reino Unido, o próximo líder do partido se tornará automaticamente primeiro-ministro sem a necessidade de uma eleição geral.

O Comitê de 1922 do partido, que organiza a disputa, deve eleger um novo executivo hoje, que estabelecerá as regras para a corrida. O comitê quer concluir a etapa parlamentar da eleição antes do recesso parlamentar, que começa em 21 de julho.

 

(Associated Press; por Agência Estado)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Quer saber como investir com rentabilidade
pós-superquarta?

Baixe o relatório gratuito com análises e recomendações exclusivas dos especialistas da Nomos

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?