Reta final: veja o ativo que pode resistir às eleições americanas

por Luís Gustavo Novais

 

As eleições americanas são um dos eventos que mais mobilizam olhares ao redor do mundo, atraindo a atenção global. Mas o impacto delas é ainda mais significativo no mercado de ações, que historicamente apresenta volatilidade no período que antecede a definição do novo (ou antigo) morador da Casa Branca.

Dados do Federal Reserve (banco central americano) sobre o Índice VIX, cuja função é medir o risco do mercado americano — sendo um termômetro para os mercados globais — apontam a semana anterior às eleições como um dos momentos de maior instabilidade na compra e venda de ações.

“Historicamente, o que acontece em relação às eleições americanas é que, em geral, as ações caem por um período de volatilidade antes das eleições, porque há muita incerteza no mercado; não sabemos qual dos dois candidatos vai ganhar, e isso traz diferentes oportunidades e riscos para os dois lados”, comentou Thomas Monteiro, estrategista-chefe do Investing.com.

 

[Fonte: Daily FX]
Em contrapartida, o campeão de rentabilidade em 2024 parece ser um pote dourado no fim do arco-íris. O ouro tem apresentado resultados sólidos no ano e pode ser uma opção viável enquanto o país do Tio Sam ainda não decide entre Kamala ou Trump.

“O ouro continua sendo um excelente ativo para se ter. A exposição dos bancos centrais e dos grandes fundos a ouro, historicamente, ainda é baixa, então acredito que tudo indica que esse é um excelente investimento — não para colocar todo o seu dinheiro, mas para ter algo contra a volatilidade”, informou Thomas.

[Fonte: TradingView – Ouro nos últimos 6 meses]
O aumento da dívida global contribui para o fortalecimento do metal precioso, e a falta de preocupação dos candidatos com esse tema endossa a entrada no ativo. “Se observamos as políticas econômicas de ambos os candidatos, dentre todas as questões discutidas, não vemos a questão do aumento da dívida americana ser abordada, e esse, na verdade, é o principal motor do ouro para a próxima década”, complementou o estrategista do Investing.com.

As eleições têm data para 5 de novembro, na próxima terça-feira. Pesquisas apontam Donald Trump como o favorito nessa reta final, mas ainda não é possível garantir a vitória republicana. 

Patrocinado por Nomos Investimentos

Muitos acontecimentos ainda podem alterar o rumo da disputa, para receber informações diárias sobre as eleições e tudo que engloba o mercado de financeiro, acesse a comunidade do TradeNews no WhatsApp, clicando aqui.

Sair da versão mobile