Romance sobre empresas familiares, “Família & Companhia Ltda.” é a nova obra de Carlos Cova e Bernardo Medina

72F7A078-1EBC-43E6-B59B-1556B470B115

“Talvez ele não saiba, mas ele é um escritor nato”, referiu-se Carlos Cova ao co-autor Bernardo Medina, no evento de lançamento de “Família & Companhia Ltda.”, realizado na sede da BRA BS/ no Rio de Janeiro. O romance, tematizado pela gestão de empresas familiares, é a obra de estreia de Medina e o 12º livro de Cova.

“Família & Companhia Ltda.” consiste em cinco crônicas ficcionais sobre cinco famílias e suas respectivas empresas, sob o olhar dos personagens Petrus e Xavier, alter egos e Cova e Medina –  “não há provas” da semelhança, brinca o segundo. 

“Família & Companhia Ltda.” reúne cinco crônicas sobre empresas familiares [Fonte: Divulgação]

Consultor profissional de empresas familiares, Bernardo Medina “já tinha vontade de escrever, mas faltava o pontapé”. A resposta veio em 2020, no reencontro com Carlos Cova, seu professor durante o MBA na Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Ambos não se falavam desde a apresentação da monografia de Medina, orientada por Cova, em 2008 – cujo tema era justamente uma empresa familiar, o “Garagem Café”. 

De outro café, em uma reunião por vídeo chamada durante a pandemia, surgiu a ideia da composição do livro. O processo de escrita, descrito por Cova como de “total e não combinada empatia”, se deu à distância até o final. “Só nos encontramos pessoalmente com o livro pronto”, contam.

Em um ano marcado pela permanência contínua em casa, a composição da história permitiu aos dois autores passear por lugares e travar diálogos entre uma gama de personagens. Se, como diz Cova, “criatividade e pressa não combinam”, a disponibilidade de tempo em casa foi de grande valia no desenvolvimento de “Família & Companhia Ltda.”

O prazo não foi um problema, tendo em vista não se tratar de um livro escrito sob demanda. O desafio, garante Medina, ficou por conta da inspiração em casos reais para a estruturação da narrativa. 

“Escrever um livro sobre histórias reais já começa com um problema na origem”, declara o autor. Afinal, nem todo case é de sucesso, e os protagonistas dos finais não tão felizes na vida real, ao identificarem-se nos personagens, podem ficar seriamente ofendidos. 

O impasse, todavia, pareceu muito mais incentivo que obstáculo. Afinal, garante o professor Cova, a principal estrutura dos personagens e companhias do romance vieram da mente de seu co-autor. 

Evento de lançamento aconteceu na última quinta-feira (15), na sede da BRA BS/ no Rio de Janeiro. [Fonte: Divulgação]

O engajamento de Medina floresce de paixão e insatisfação (Jane Austen que perdoe o dualismo). Defensor da cultura de empresas familiares, ele deseja fomentar no Brasil a mesma popularidade dos negócios do gênero que há nos EUA. 

Em contrapartida, o consultor há muito percebeu certa lacuna entre a literatura empresarial disponível no Brasil e sua própria realidade. Ele relatou a experiência de ler uma obra que referia-se aos sócios de uma companhia como “acionistas” – “mas minha empresa é limitada!”, reagira na ocasião. 

Ainda no aspecto da proximidade do real, Cova observa que “toda entidade familiar é uma empresa per se”, haja vista a prática diária de gestão de recursos e pessoas. A diferença seria a personalidade jurídica garantida às limitadas. 

Dado o objetivo comum de trabalhar a realidade empresarial de forma humana e condizente com o real, os dois autores garantem o valor de “Família & Companhia Ltda.” enquanto literatura em prosa. No mesmo pacote, Cova e Medina garantiram a utilidade do romance para fins acadêmicos, dado o enfoque, ainda que marcado pela leveza, sobre conceitos e termos de gestão, RH e logística.

 

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?