Senador Randolfe Rodrigues pede ao STF que proíba Bolsonaro de espalhar fake news sobre vacinação infantil

Senador Randolfe Rodrigues pede ao STF que proíba Bolsonaro de espalhar fake news sobre vacinação infantil

[ad_1]

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou nesta sexta-feira (7) um pedido para que o STF (Supremo Tribunal Federal) proíba o presidente Jair Bolsonaro de espalhar fake news sobre a vacinação infantil contra a Covid.

O pedido, ao qual o InfoMoney teve acesso, pede ainda a aplicação de uma multa diária de R$ 200 mil caso o presidente da República insista na conduta de desinformar a população sobre o assunto.

Randolfe cita declarações dadas por Bolsonaro nesta semana, em entrevista à TV Nova Nordeste, nas quais ele criticou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a aprovação da vacina para crianças de 5 a 11 anos.

Leia também: Bolsonaro faz pregação contra vacina pediátrica da Covid-19 e ataca Anvisa

O presidente também minimizou as mortes de crianças infectadas com o novo coronavírus. “Você tem conhecimento de uma criança de 5 a 11 anos que tenha morrido de Covid? Eu não tenho”, disse Bolsonaro à TV. Números oficiais do Ministério da Saúde indicam 308 mortes de crianças de 5 a 11 anos por Covid desde o início da pandemia.

O documento foi protocolado pelo senador Randolfe Rodrigues no âmbito do inquérito aberto pelo STF em 2019 para apurar disseminação de fake news e ameaças a autoridades.

O presidente Bolsonaro é investigado nesse inquérito desde agosto do ano passado, após a decisão do relator, o ministro Alexandre de Moraes. O próprio Alexandre de Moraes vai analisar o pedido de Randolfe — ele pode decidir de forma individual ou submeter o tema ao plenário do Supremo.

“Além de confundir e desinformar a população sobre assunto da mais alta relevância para a saúde e a vida de todos os brasileiros ─ sejam crianças, adultos ou idosos ─, a sanha contra as vacinas por parte do titular do Poder Executivo a nível federal repercute nas ações adotadas pelo Ministério da Saúde”, defende o senador no pedido.

[ad_2]

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?