Serviços dos EUA robustos e pressões inflacionárias ainda vivas

eua04
por Benndorf Research

 

A atividade econômica americana praticamente não teve alteração na prévia de setembro ao passar de 54,6 para 54,4 pontos, indicando a persistência de um crescimento robusto e uma expansão sólida ao longo do terceiro trimestre. O crescimento no setor de serviços continuou forte, embora tenha desacelerado um pouco (55,4 x 55,7), enquanto o setor industrial intensificou sua contração (47 x 47,9).

A moderação do crescimento do livro de ofertas e a deterioração das expectativas de negócio para os próximos 12 meses para a mínima de quase 2 anos refletiram a ampliação das incertezas frente à eleição presidencial. Consequentemente, as empresas seguraram as contratações e permitiram que o emprego caísse pelo segundo mês consecutivo. No mais, os preços médios cobrados por bens e serviços cresceu no ritmo mais rápido desde março, e os custos de insumos teve a maior alta em um ano.

Os serviços continuam sustentando o desempenho da economia americana por conta própria à medida que a indústria segue apresentando dificuldades diante dos juros e custos de insumos altos. Apesar disso, é importante destacar que ainda existem pressões inflacionárias relevantes no país ao mesmo tempo em que o FED optou por iniciar o ciclo de flexibilização monetária com uma redução mais ampla da taxa de juros e a taxa de inadimplência dos consumidores segue em trajetória de alta, influenciada pela inadimplência com cartões de crédito. Portanto, existem alguns riscos para a economia americana que devem dificultar a trajetória da política monetária e mantém vivos os temores de uma recessão, de modo que esperamos uma precificação disso nas curvas de juros futuros, mas não necessariamente nos índices acionários, dado o otimismo elevado do mercado com o ciclo de cortes.

 

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?