Suspensão das operações da ITA: o que os passageiros que perderam voos devem fazer?

Suspensão das operações da ITA: o que os passageiros que perderam voos devem fazer?

[ad_1]

A suspensão temporária de todos os voos da companhia aérea ITA anunciada na última sexta-feira (17) vem causando transtornos aos passageiros, que seguem buscando voos alternativos em outras companhias aéreas.

Mas, para além disso, há a preocupação de reacomodação de voos e o possível prejuízo diante das circunstâncias. Para ter uma ideia dos efeitos, somente na sexta-feira (17), a ITA tinha 514 voos programados, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Cada voo nas aeronaves da empresa tem capacidade para 162 passageiros.

Diante do anúncio da empresa, a Anac suspendeu a licença da ITA para operar voos alegando que a segurança das operações aéreas é prioridade. “Devido à paralisação das operações da empresa, a Anac suspendeu o seu Certificado de Operador Aéreo (COA)”, disse a agência em nota.

O InfoMoney compilou as informações para você que teve voos cancelados. Saiba o que fazer.

O que diz a ITA

Em nota à imprensa, o Grupo Itapemirim informou que os clientes que estão fora de seu domicílio, ou seja, que estão na cidade de destino e tiveram os voos de volta cancelados, e que tenham viajado anteriormente com a ITA, devem entrar em contato nos canais de atendimento da companhia, exclusivamente para reacomodação de retorno aos seus destinos de origem.

Por outro lado, os clientes que ainda estejam em sua cidade de domicílio, com voos programados a partir deste domingo (19) serão atendidos exclusivamente com o reembolso integral dos valores pagos, ou seja, não poderão ser reacomodados em outros voos.

“A companhia orienta os passageiros que não tentem realizar check-in online e não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea”, disse a empresa em nota.

Para solicitar o reembolso, o cliente pode procurar sua agência de viagem, enviar um e-mail para [email protected] com o nome completo e número do localizador de sua reserva ou fazer a solicitação diretamente pelo site da companhia. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  • Clique em Meus Voos;
  • Faça o login com o seu usuário e senha;
  • Clique na opção Reemissão/Remarcação/Reembolso;
  • Selecione o seu ticket;
  • Selecione a opção Reembolso.

A empresa informa ainda que o atendimento pode ser feito pelo telefone 0800 723 2121 e pelo chat presente no site da companhia. O horário de atendimento é das 6h às 21h.

“A ITA alerta que, devido à alta demanda, pode haver uma demora acima do esperado para o atendimento. A companhia segue trabalhando arduamente em conjunto com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para mitigar os efeitos causados aos passageiros pela suspensão temporária de suas operações. A ITA tem contado com o apoio das demais companhias aéreas nacionais para a reacomodação de passageiros impactados”, acrescentou a empresa na nota.

O grupo também está utilizando a sua empresa de transporte rodoviário, a Viação Itapemirim, como parte do plano de contingência para a reacomodação dos passageiros por via terrestre.

Orientações da Anac

A Anac determinou que a empresa preste atendimento integral a todos os clientes lesados.

Além de indicar o contato também fornecido pela empresa, a agência reguladora orientou que os passageiros também recorram ao Consumidor.gov.br – plataforma para reclamações de consumidores e contato com empresas.

Auxílio da CVC

A agência de viagens CVC (#CVCB3) se posicionou sobre a situação nesta segunda-feira (20) e explicou que atua para suprir demanda após suspensão temporária das operações aéreas da ITA.

Ao longo do final de semana a empresa conseguiu disponibilizar voos fretados adicionais e na reacomodação de seus clientes em voos junto a outras companhias aéreas parceiras, bem como disponibilizou canais de atendimento exclusivos para seus clientes.

[ad_2]

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine nossa Newsletter gratuita!

PUBLICIDADE

Quer começar o dia bem informado?

Cadastre-se para receber a nossa newsletter e tenha sempre as melhores notícias logo ao acordar.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?