Temor de crise energética enfraquece Europa; Copom avaliará “um possível ajuste final” da Selic, diz Campos Neto

Roberto_Campos_Neto


As bolsas da Europa operam instáveis nesta terça-feira (06), após ensaiarem uma modesta recuperação na abertura do mercado, enquanto investidores avaliam os impactos do corte de fornecimento de gás natural russo para a região. Os futuros de Nova York registram alta, sugerindo que Wall Street tentará se recuperar de perdas da sexta-feira (02), quando o payroll dos Estados Unidos trouxe números mistos e não mudou a aposta majoritária de que o Federal Reserve elevará juros em 0,75 p.p. pela terceira vez seguida, na reunião deste mês.

Ontem (05), os mercados dos EUA não abriram devido ao feriado do Dia do Trabalho. Hoje, a agenda traz dados de atividade do setor de serviços (PMIs) de serviços americanos às 11h.

Quanto à possível crise energética, o fornecimento de gás natural russo por meio do gasoduto Nord Stream 1 à Europa não será retomado até que a Siemens Energy conserte equipamentos defeituosos, afirmou o vice-CEO da estatal russa Gazprom, Vitaly Markelov, à Reuters. Na sexta-feira (02), a Gazprom disse que interromperia os fluxos de gás pelo Nord Stream por tempo indeterminado, após detectar um vazamento de óleo.

Na Alemanha, as encomendas à indústria tiveram queda de 1,1% em julho ante junho. O resultado ficou abaixo do esperado por analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam recuo de 0,5% no período.

As encomendas externas subiram 1,3% em julho ante o mês anterior. Por outro lado, as encomendas domésticas recuaram 4,5%. Na comparação anual, as encomendas totais sofreram queda de 13,6% em julho.

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em alta, após promessas de apoio governamental à economia da China. Os principais formuladores de políticas econômicas do país sinalizaram estímulos econômicos em discursos ontem, após o fechamento das praças asiáticas.

Por aqui, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sinalizou ontem à noite que a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) deste mês está em aberto e que o colegiado vai avaliar “um possível ajuste final” da taxa Selic, atualmente em 13,75%.

Ontem, o Boletim Focus mostrou manutenção da expectativa do mercado financeiro em 13,75% no fim deste ano e aumento da expectativa no fim de 2023 a 11,25%.

“A gente entende que tem que passar mensagem dura. A mensagem de hoje é a mesma do último Copom. Aproveitamos eventos como esse para nos manifestar e a mensagem que continua valendo hoje é a do último Copom, que a gente disse que avaliaria um possível ajuste final”, comentou no “Prêmio Valor 1000”, evento promovido pelo jornal Valor Econômico, em São Paulo.

“Vamos avaliar um possível ajuste final em setembro”, reforçou Campos Neto em outro momento quando perguntado se ainda existe a possibilidade de aumento de 0,25 ponto percentual da Selic este mês. No Copom de agosto, o BC disse que avaliaria “a necessidade de um ajuste residual, de menor magnitude, em sua próxima reunião”.

Como em sua última apresentação, Campos Neto disse que a batalha da inflação não está ganha e que “não é para comemorar”, apesar da melhora recente do IPCA e das expectativas de 2022. Ele voltou a destacar que o principal motivo para melhora no curto prazo são as medidas de desoneração tributária do governo, mas citou que há notícias mais favoráveis em “outros índices” na margem. Campos Neto avaliou que há uma reprecificação da inércia para 2023, que fica menor com as expectativas cadentes para este ano.

Enquanto isso, a pouco menos de 30 dias para o primeiro turno das eleições, os candidatos à presidência da república intensificam suas participações em entrevistas. A agenda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prevê reunião de coordenação com os partidos que integram a Coligação Brasil da Esperança, em São Paulo, e Jair Bolsonaro (PL) participa de sabatina promovida pela Jovem Pan. Ciro Gomes (PDT) participa, no início de tarde, de um pool encabeçado pelo jornal O Liberal, e mais oito veículos de comunicação da região amazônica, para falar sobre propostas para a região. No início da noite, o pedetista fala à Rede TV. Simone Tebet (MDB) cumpre agenda em Brasília e estará em sabatina do Correio Braziliense e a TV Brasília.

Desempenho dos principais índices às 7h40:

🇺🇸 S&P Futures +0,79%

🇩🇪 DAX +1,06%

🇺🇸 Nasdaq +0,87%

🇬🇧 FTSE +0,20%

🇫🇷 CAC +0,48%

🛢 Petróleo Brent -3,15%

🛢 Petróleo WTI -0,64%

💵 Índice Dólar +0,26%

🇺🇸 S&P VIX -1,81%

🇧🇷 EWZ +0,13%

💰 Bitcoin +1,11%

💲 Ethereum +6,33%

 

 

(Com Agência Estado)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?