Tesouro Direto: taxas dos títulos públicos operam sem direção definida; prefixado que vence em 2031 volta a ser negociado

Tesouro Direto: taxas dos títulos públicos operam sem direção definida; prefixado que vence em 2031 volta a ser negociado

[ad_1]

Na volta dos negócios após o recesso de fim de ano, o mercado de títulos negociados no Tesouro Direto opera com movimento misto nesta segunda-feira (3). Papéis prefixados apresentam alta nas taxas, enquanto títulos de inflação recuam.

Na cena local, investidores repercutem leve revisão para baixo nas estimativas para o avanço da inflação oficial em 2021, de 10,02% para 10,01%, segundo Relatório Focus, do Banco Central, divulgado hoje. O dado referente a dezembro será apresentado no dia 11 de janeiro.

Já para o ano que vem, economistas consultados pela autoridade monetária preferiram manter as expectativas de avanço do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 5,03%.

Também não houve alteração nas projeções de alta para a Selic em 2022, 2023 e 2024, de acordo com o Focus apresentado hoje.

Dentro do Tesouro Direto, na abertura dos negócios, os títulos públicos prefixados com vencimento em 2024 ofereciam juros de 10,90% ao ano, contra 10,86% na sessão do dia 30 de dezembro (última antes do recesso de fim de ano).

Após alguns dias com a negociação suspensa por causa do pagamento do cupom, o Tesouro Prefixado 2031 com juros semestrais voltou a ser negociado hoje. No começo do dia, o retorno oferecido por esse papel era de 10,79% ao ano. O percentual está acima dos 10,70% vistos no dia 27 de dezembro – última data em que o título pôde ser negociado.

Os papéis de inflação, por outro lado, apresentavam recuo nas taxas no início desta segunda-feira. Na primeira atualização do dia, o juro real oferecido pelo Tesouro IPCA+ com vencimento em 2026 era de 5,01% ao ano, abaixo dos 5,10% pagos em 30 de dezembro.

O Tesouro IPCA +2055 com juros semestrais, por sua vez, oferecia remuneração real de 5,39%, no início desta segunda-feira. O valor está abaixo dos 5,51% registrados no dia 30 do mês passado.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto que eram oferecidos na manhã desta segunda-feira (3): 

Taxas Tesouro Direto
Fonte: Tesouro Direto

Taxa de custódia do Tesouro Direto

Os investidores do Tesouro Direto acompanham mudanças na cobrança da taxa de custódia. A partir desta segunda-feira (3), a taxa vai passar de 0,25% para 0,20% ao ano.

O valor será debitado diretamente da conta dos investidores. Por isso, é bom verificar se a pessoa possui saldo suficiente em sua conta.

Com a alteração, a partir deste mês, a cobrança vai ocorrer em duas parcelas iguais de 0,10% cada: uma no primeiro dia útil de janeiro e outra no primeiro dia útil de julho.

Atualmente, apenas investidores que possuem investimentos de até R$ 10 mil aplicados nos títulos Tesouro Selic possuem isenção da taxa de custódia.

Relatório Focus

O destaque da agenda local está nos dados do Relatório Focus. Para 2021, os economistas ouvidos pela autoridade monetária agora projetam crescimento de 4,50% para o Produto Interno Bruto (PIB), ante estimativa anterior de 4,51%. O PIB do ano passado será conhecido no dia 4 de março.

Na primeira divulgação de 2022 do Focus, as expectativas mostram que a inflação deve chegar a 5,03% neste ano, dólar a R$ 5,60 e taxa Selic a 11,50% ao ano em dezembro – sem alterações em relação ao levantamento da semana anterior.

O mercado também manteve a expectativa de um aumento de 1,5 ponto percentual da taxa básica de juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que acontece em fevereiro.

Com relação ao desempenho da economia brasileira, as estimativas apontam para crescimento de 0,36% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, uma piora em relação à expansão de 0,42% esperada anteriormente.

Bolsonaro dá entrada em hospital

Enquanto isso, na cena política, o mercado acompanha a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) deu entrada no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (3), com suspeita de obstrução intestinal.

O médico-cirurgião Antônio Luiz Macedo, que operou Bolsonaro após a facada na campanha eleitoral de 2018, estava nas Bahamas e voltará a São Paulo para acompanhar o caso.

“Ele fará tomografia e mais exames para sabermos o que há no abdômen. Ainda não sabemos, mas pode ser causado, por exemplo, por um alimento mal mastigado, entre outros fatores”, disse Macedo ao portal UOL.

Internacional

Nos Estados Unidos, os futuros do Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq sobem no começo desta segunda-feira.

“Os mercados globais continuam a repercutir incertezas quanto à variante Ômicron da Covid-19. A boa notícia é que o número de mortes não tem acompanhado o aumento de casos: a variante parece ser menos grave do que as cepas anteriores”, comentaram os analistas da XP em relatório.

Na Ásia, porém, as bolsas que abriram foram impactadas negativamente por notícias envolvendo a nova variante. “Na China, o índice de Hang Seng caiu 0,50% refletindo as incertezas causadas pelas novas restrições para a contenção de novos casos da ômicron, que poderão prejudicar a atividade econômica local”, conta a XP.

Já na Europa, investidores repercutem a publicação dos PMIs industriais. Na Alemanha, a leitura de dezembro veio em 57,4, ante 57,9 esperados pelo consenso.

Atenção também para as commodities. O petróleo avança, na véspera da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, a Opep+, que definirá a manutenção do acréscimo de 400 mil barris por dia até fevereiro.

Quer sair da poupança? Em curso gratuito, especialista em renda fixa da XP mostra como receber até 200% acima da poupança tradicional, sem abrir mão da simplicidade e segurança!

[ad_2]

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Quer saber como investir com rentabilidade
pós-superquarta?

Baixe o relatório gratuito com análises e recomendações exclusivas dos especialistas da Nomos

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?