A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) instou o Irã na terça-feira a explicar as origens do material nuclear “encontrado em lugares onde não deveria ser”.
O diretor-geral da agência, Rafael Mariano Grossi, afirmou que a cooperação com o Irã não deu “resultados positivos por enquanto”. Falando sobre a investigação da organização, Grossi disse que a investigação da AIEA permitiria “saber exatamente quantos componentes foram fabricados, exatamente quanto material foi processado, tratado ou enriquecido, e assim por diante”.
No início deste mês, Teerã e a AIEA fizeram um acordo temporário que permitiria à agência continuar suas “atividades de verificação e monitoramento necessárias por um período de até três meses”. Enquanto isso, o presidente iraniano, Hassan Rouhani, disse que o país aumentaria o nível de enriquecimento do urânio produzido “se necessário”.
.