Operar day trade é um grande desafio para a maioria. O medo e a cobrança ao perder dinheiro dificultam o trabalho. Madruga Trader, day trader profissional, afirmou em evento na sede da BRA BS/ que essas cobranças se dão pela solidão da profissão, visto que “cada um fica de casa tentando fazer o que consegue”. Neste contexto, é cometido o principal erro do trader, segundo Madruga: a falta de um gerenciamento de risco.
“Um bom vencedor também é um bom perdedor”, afirma ele. Para ser um operador de sucesso, é necessário analisar quais os riscos e a possibilidade de prejuízo em todas as operações que entrar, segundo Madruga.
Ele afirma que não ter um gerenciamento de risco, muitas vezes, é resultado de um dos maiores desafios nas negociações: controlar o psicológico.
No evento realizado na sede dos escritórios no Rio de Janeiro, Madruga reiterou a importância de o trader estar emocionalmente equilibrado, para não “cair na tentação” de tentar ganhar mais dinheiro que o mercado permite ou recuperar uma perda que não é possível naquele momento.
Ele afirma que é imprescindível estimar um stop, o valor que o investidor está disposto a perder por dia, e, ao alcançá-lo, parar de operar. Um dos erros mais comuns, segundo Madruga, é o day trader tentar recuperar o prejuízo a qualquer custo.
Madruga ainda diz que estar atento ao stop é essencial para os ganhos. Segundo ele, é comum que investidores se precipitem ao acionar o stop em operações vencedoras. “A gente quando perde vai levando o prejuízo que é uma beleza, mas ganhou, já quer tirar. Às vezes o mercado vai te dar mais lucro e você está ali desesperado.”
Além do equilíbrio emocional, o day trader afirma que é essencial atentar-se aos suportes e resistências para estabelecer o stop e o alvo. “A gente sabe que cada dia é um movimento diferente, mas [o ativo] sempre vai procurar um suporte ou uma resistência passada”, afirma.
Madruga ainda recomenda usar “a mágica” da média móvel longa, que serve como um suporte ou uma resistência, enquanto a média curta guia o trader.
Ele ainda reforça que é essencial estar bem informado, conhecer o cenário econômico, estudar e saber das notícias. “Não se opera notícia, mas o gráfico é reflexo da macro e microeconomia e da política”, conclui.