Um novo mundo de oportunidades: a tese de investimento do Bitcoin após a aprovação dos ETFs

vale a pena investir no bitcoin com a aprovaçao do etf

DISCLAIMER: o texto a seguir trata apenas da opinião do autor e não necessariamente reflete a opinião institucional da Nomos Investimentos ou do TradeNews.

A aprovação dos ETFs de Bitcoin em janeiro foi um momento crucial para os investidores de criptoativos. No entanto, o entusiasmo em torno do lançamento desses ETFs pode fazer com que os investidores se perguntem se os preços estão sendo impulsionados exclusivamente por especulação de curto prazo.

Acredito que os investidores devem dar um passo atrás e enxergar essas aprovações como um ponto de partida para a adoção mainstream de criptoativos dentro de portfólios tradicionais. Há uma narrativa de longo prazo em jogo que sustenta o caso de investimento em cripto.

A aceitação dos ETFs de Bitcoin no mercado dos EUA, uma década em construção, terá efeitos importantes em todo o mundo e impulsionará a maturação ainda maior dessa classe de ativos. Os ETFs de Bitcoin abrirão um mercado de US$ 50 trilhões nos EUA e ajudarão a promover a integração de criptoativos em portfólios em todo o mundo.

Isso não acontecerá da noite para o dia, já que a maioria dos assessores financeiros e outros investidores profissionais ainda estão aprendendo sobre essa classe de ativos e como ela pode complementar estratégias de investimento tradicionais ao longo do tempo. Mas a história de desempenho e resiliência do Bitcoin em diversas condições de mercado está se tornando cada vez mais apreciada.

O Bitcoin superou todas as principais classes de ativos ao longo de 10 anos

Então, o que significa a aprovação dos ETFs para a tese de investimento do Bitcoin este ano e no futuro? Em resumo, este marco fortalece ainda mais o papel do Bitcoin como um ativo macro para o qual os investidores vão recorrer cada vez mais para fortalecer seus portfólios. Vamos analisar porque acreditamos que isso seja verdade.

Especulação de curto prazo vs mudança de paradigma de longo prazo

Independentemente da ação de preços de curto prazo, acreditamos que o lançamento dos ETFs de Bitcoin nos EUA é extremamente otimista a longo prazo. Isso pode se mostrar como uma grande assimetria para o lado positivo se você for um investidor disposto a manter por um período mais longo.

Como já vimos diversas vezes, o impacto de curto prazo nos preços muitas vezes é supervalorizado, enquanto os efeitos de longo prazo tendem a ser subestimados. Para entender esse impacto de longo prazo, é importante lembrar alguns dos aspectos-chave do Bitcoin que o diferenciam de outros ativos investíveis.

O Bitcoin está sendo visto como uma reserva de valor emergente, ou “ouro digital”, devido às suas características distintas. Possui uma política monetária independente de qualquer autoridade central, o que o protege contra a depreciação monetária. E, em comparação com outra reserva de valor, o ouro, o ativo também é mais portátil, divisível e mais fácil de negociar, permitindo que os usuários armazenem Bitcoin sem risco de contraparte ou custos elevados.

Embora a transformação do Bitcoin em ouro digital seja atualmente sua tese de investimento dominante, seu papel como uma rede de pagamento global também está se desenvolvendo.

Ao contrário de qualquer outra rede de pagamento, pode ser usado para transferir Bitcoin para qualquer lugar do mundo 24/7, sem o uso de intermediários ou gatekeepers tradicionais. Isso reduz os custos de transação e, para dezenas de milhões de pessoas sem acesso a serviços bancários, oferece uma alternativa importante.

Por fim, é importante ter em mente que a crescente demanda, especialmente de investidores de ETFs, ocorre em um momento em que a oferta de Bitcoin será reduzida. O cronograma de oferta do Bitcoin é único, pois possui escassez programada (ou seja, haverá apenas 21 milhões de Bitcoins), uma política monetária que não pode ser ajustada e é desinflacionária.

Quanto à sua natureza desinflacionária, a taxa de expansão da oferta de Bitcoin diminui ao longo do tempo. Isso ocorre por meio de “halvings” a cada quatro anos, que reduzem pela metade a quantidade de Bitcoin recém-emitido. O próximo halving está programado para abril deste ano e, se a história se repetir, esse evento provará ser positivo para o preço do Bitcoin.

Oferta de Bitcoin e taxa de inflação anualizada:
Fonte: Pesquisa Hashdex de acordo com o cronograma teórico de oferta do Bitcoin desde o início, anos de halving passados e anos de halving futuros projetados, assumindo uma média de 10 minutos por bloco até 2064.

Uma oportunidade geracional

O cenário de investimento de longo prazo para o Bitcoin e outros criptoativos está atualmente mais forte do que nunca. Na Hashdex, acreditamos que investidores com horizontes de investimento prolongados serão recompensados ao longo do tempo, como já foram no passado.

Mas, a curto prazo, acreditamos que este mercado está proporcionando uma oportunidade excepcional para os investidores se exporem ao bitcoin e outros criptoativos, à medida que o interesse institucional e os fluxos de capital continuam a crescer.

Não há uma maneira de encontrar o momento perfeito para investir, mas a dinâmica atual desta classe de ativos emergente está oferecendo aos investidores o que acreditamos ser uma oportunidade de investimento geracional.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?