Vale [VALE3] busca novo CEO; acionistas estrangeiros querem nova eleição na Petrobras [PETR3;PETR4]

stock-market-g8d899f047_1920

As bolsas da Europa operam majoritariamente em baixa nesta sexta-feira (24), acompanhando uma tendência global em meio a preocupações com a trajetória dos juros nos EUA. Por outro lado, os futuros de Nova York avançam, após Wall Street sofrer perdas ontem também em meio a crescentes incertezas sobre as chances de corte no juro americano.

Ontem, dados fortes de atividade econômica dos EUA abafaram expectativas de cortes dos juros americanos este ano e derrubaram as bolsas de Nova York, em especial o índice Dow Jones.

Ao mesmo tempo, embora o Banco Central Europeu (BCE) siga inclinado a anunciar um corte inicial de juros em junho, há incertezas em relação ao caminho que o Banco da Inglaterra (BoE) trilhará, após recentes dados da inflação britânica surpreenderem para cima.

No âmbito macroeconômico, a Destatis confirmou mais cedo que o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha cresceu 0,2% no primeiro trimestre ante os três meses anteriores, enquanto o ONS relatou uma queda bem maior do que se previa nas vendas do varejo do Reino Unido em abril, de 2,3%.

Nas próximas horas, as atenções vão se voltar para dados econômicos dos EUA, incluindo pesquisa sobre confiança do consumidor e expectativas de inflação.

Mais cedo, as principais bolsas da Ásia fecharam em baixa, após Wall Street sofrer perdas ontem em meio a crescentes incertezas sobre a possibilidade de cortes de juros nos EUA.

Por aqui, ações da Vale [VALE3] e Petrobras [PETR3;PETR4] podem exibir volatilidade também em meio à notícia de que o conselho da mineradora aprovou a contratação de consultoria para a seleção de seu novo CEO, e à espera do desfecho da assembleia de acionistas da petroleira em meio à articulação de acionistas estrangeiros dispostos a contestar a mudança de comando na estatal.

Os acionistas estrangeiros da Petrobras estão se articulando para tentar convocar uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para submeter a mudança de comando da empresa à Lei das Estatais, de acordo com uma fonte. O objetivo é forçar uma nova eleição dos conselheiros eleitos por voto múltiplo. Para hoje, está prevista a confirmação de Magda Chambriard na presidência da Petrobras pelo Conselho de Administração.

Paralelamente, em junho, o Conselho Monetário Nacional precisará confirmar a meta de inflação de 2025 e 2026, além de fixar a de 2027, caso o decreto com a alteração do regime não seja publicado. Nesse contexto, as atenções se voltam para o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

 

Desempenho dos principais índices às 9h05:

🇺🇸 S&P Futures +0,31%

🇬🇧 FTSE +0,19%

🇩🇪 DAX -0,39%

🇺🇸 Nasdaq +0,33%

🇫🇷 CAC +0,28%

🛢 Petróleo Brent -0,21%

🛢 Petróleo WTI -0,14%

💵 Índice Dólar -0,26%

🇺🇸 S&P VIX -1,96%

💰 Bitcoin -3,69%

💲 Ethereum -5,26%

 

(Com Broadcast)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?