Zona do Euro tem maior déficit comercial da série histórica; IBC-br fica no radar

markus-spiske-wIUxLHndcLw-unsplash


As bolsas da Europa registram queda nesta quinta-feira (15), buscando recuperação das  perdas recentes, embora persistam temores sobre a inflação elevada e a tendência de mais aumentos de juros agressivos.

Ontem, a maioria das bolsas do continente fechou em forte baixa, em meio ao quadro de cautela generalizada no mercado de ações por conta da escalada inflacionária e consequente aperto monetário nas principais economias do mundo. Após o índice de preços ao consumidor (CPI) americano surpreender em agosto, foi a vez do CPI do Reino Unido mostrar números fortes para o mês, embora desacelerando ante o resultado de julho e em linha com as expectativas.

Os futuros de Nova York operam no azul, após Wall Street garantir modestos ganhos no fim do pregão da véspera, enquanto investidores aguardam mais dados econômicos dos Estados Unidos para calibrar apostas sobre o próximo aumento de juros do Federal Reserve, no dia 21.

Na Zona do Euro, a balança comercial apresentou déficit de 40,3 bilhões de euros em julho. O saldo negativo de julho é o maior já registrado na série histórica da Eurostat, a agência de estatísticas da União Europeia (UE), que teve início em 1999. Em junho, o bloco havia mostrado déficit de 32,2 bilhões de euros.

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, disse que a Zona do Euro está enfrentando uma perspectiva desafiadora. Em discurso durante conferência sobre o futuro do sistema financeiro da UE, em Lisboa, Guindos disse que a inflação recorde está prejudicando os gastos e a produção e que as pressões de preços continuam se fortalecendo e ampliando.

Ele destacou também que a projeção de inflação neste e no próximo mês é inaceitavelmente alta e que o crescimento do bloco irá desacelerar significativamente.

“Um período de incerteza elevada está aqui para ficar por algum tempo”, afirmou, acrescentando que a situação atual torna mais complexa a tarefa do BCE de tomar decisões. “Nesse ambiente desafiador, a política monetária precisa seguir uma linha tênue para ter acertos.”

Guindos disse ainda que a política do BCE continua sendo acomodatícia, embora a instituição tenha elevado suas principais taxas de juros em 1,25 ponto percentual desde julho.

As bolsas da Ásia fecharam sem direção única, em repercussão aos ganhos moderados em Wall Street no fechamento de ontem e à decisão do Banco Popular da China (BPC). A instituição manteve inalterada a taxa de juros para médio prazo.

A agenda do dia conta com dados da indústria americana, como o índice de atividade industrial Empire State e de produção industrial, de setembro e agosto respectivamente. Além disso, o Departamento do Comércio dos EUA divulga as vendas no varejo de agosto.

Por aqui, o governo atualiza as estimativas para o PIB e o IPCA, ao mesmo tempo em que será divulgado o IBC-Br de julho, às 9h. Na mediana, a pesquisa do Broadcast aponta para crescimento de 0,5% (contra 0,69% em junho), sustentado pela expansão de 1,1% do setor de serviços em julho e pela alta de 0,60% registrada pela produção industrial.

Entre os presidenciáveis, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retorna ao segundo maior colégio eleitoral do país no ato “Todos Juntos por Minas Gerais”, em Montes Claros (MG), ao lado do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), candidato a governador .

Jair Bolsonaro (PL) deve comparecer ao culto em comemoração ao aniversário de um aliado político, o líder evangélico Silas Malafaia, no Rio de Janeiro.

Além disso, Ciro Gomes (PDT) segue no Nordeste, onde concede entrevista à Rádio Jornal, no Recife, e participa de evento com aliados políticos e a militância pedetista.

Desempenho dos principais índices às 7h45:

🇺🇸 S&P Futures -0,22%

🇩🇪 DAX -0,10%

🇺🇸 Nasdaq -0,37%

🇬🇧 FTSE +0,30%

🇫🇷 CAC -0,42%

🛢 Petróleo Brent -0,78%

🛢 Petróleo WTI -0,83%

💵 Índice Dólar +0,11%

🇺🇸 S&P VIX +0,69%

🇧🇷 EWZ +0,49%

💰 Bitcoin -1,04%

💲 Ethereum -1,11%

 

 

(Com Agência Estado)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?