Zona do Euro aguarda inflação ao produtor; RECV3 publica balanço do 4T23

stock-market-g8d899f047_1920

As bolsas da Europa operam majoritariamente em baixa nesta terça-feira (05), na esteira da revisão de dados de atividade (PMIs) de serviços da região. Também em queda, os futuros de Nova York sugerem que Wall Street irá estender perdas de ontem, enquanto investidores aguardam dados de atividade (PMIs) de serviços dos EUA e comentários de um dirigente do Federal Reserve (Fed). 

Nas praças europeias, os PMIs de serviços de fevereiro sofreram leve revisão. O da Zona do Euro foi ajustado para cima, a 50,2, assim como o da Alemanha, a 48,3, mas o do Reino Unido foi recalculado para baixo, a 53,8.

Logo mais, a atenção vai se voltar para dados da inflação ao produtor (PPI) da Zona do Euro referentes a janeiro. Já no fim da manhã, estão previstos PMIs de serviços dos EUA.

Mais cedo, as bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em baixa, após anúncios da China para impulsionar sua economia aparentemente falharem em impressionar os investidores.

Por aqui, a Petrorecôncavo [RECV3] e a RaiaDrogasil [RADL3] publicam balanços do 4º trimestre de 2023 após o fechamento da B3. Além disso, economistas do mercado financeiro apresentaram uma visão mais positiva para inflação, atividade e contas públicas na última reunião do dia com o Banco Central. 

Esse cenário, no entanto, ficou limitado a 2024. Segundo participantes, os analistas reiteraram preocupações em relação ao ano que vem. Alguns especialistas mencionaram que o déficit primário nas contas do governo central este ano pode ficar abaixo do esperado, devido à melhora da arrecadação federal. 

A melhora da percepção de economistas em relação ao Brasil de certo modo reflete também um olhar mais positivo do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que nos últimos dias tem mostrado seu otimismo em relação ao cenário fiscal. 

Ontem, ele disse que como o mercado tem expectativa ruim para o resultado fiscal de 2024, há chance de o número ser melhor que o esperado e, no fim de semana, que o governo tem condições de entregar um déficit fiscal menor do que a atual projeção do mercado, de 0,7% a 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB). A meta do governo para as contas públicas é de déficit zero. 

Desempenho dos principais índices às 8h30:

🇺🇸 S&P Futures -0,27%

🇬🇧 FTSE +0,07%

🇩🇪 DAX -0,06%

🇺🇸 Nasdaq -0,59%

🇫🇷 CAC +0,04%

🛢 Petróleo Brent -0,10%

🛢 Petróleo WTI -0,23%

💵 Índice Dólar +0,05%

🇺🇸 S&P VIX +2,67%

💰 Bitcoin +3,01%

💲 Ethereum +7,06%

(Com Broadcast)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?