As bolsas europeias fecharam majoritariamente em queda nesta quarta-feira (19), acompanhando a situação de inflação na Zona do Euro e a divulgação de dados econômicos no Reino Unido.
De acordo com os dados finais divulgados hoje pelo escritório de estatísticas da União Europeia, Eurostat, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) para a Zona do Euro aumentou para de 9,9% em setembro, e de 9,1% em agosto. A taxa de setembro ficou aquém tanto da leitura preliminar quanto da previsão de 10% dos analistas consultados pelo The Wall Street Journal.
Bostjan Vasle, presidente do Banco Central da Eslovênia e dirigente do Banco Central Europeu (BCE), afirmou que a instituição deverá elevar os juros em 0,75 p.p.
“A hora de pensar em compras de ativos como novos passos de normalização da política monetária virá depois que atingirmos a taxa de juros neutra e discutirmos aumentos acima dela”, disse o dirigente Vasle. “Teremos que pensar em encolher o balanço, provavelmente em 2023”, afirmou.
A CMC Markets, empresa de serviços financeiros sediada no Reino Unido, comentou que os bancos locais enfrentaram algumas dificuldades hoje. O Lloyds Banking, por exemplo, caiu 4,68%.
🇩🇪 DAX -0,19%
🇫🇷 CAC -0,43%
🇬🇧 FTSE -0,17%