As bolsas da Ásia fecharam em queda generalizada nesta sexta-feira (28), após duas grandes cidades da China retomarem lockdowns em meio a novos surtos de Covid-19. No Japão, a decisão do BoE confirmou a expectativa.
A cidade chinesa de Wuhan, epicentro original da pandemia de Covid-19, estabeleceu lockdown novamente ante o terceiro dia consecutivo com alta de casos em todo o país, superior a 1.000 novas infecções, segundo o MarketWatch. A cidade de Guangzhou, centro manufatureiro, também instaurou novo bloqueio.
Pressionado por ações dos setores imobiliário e de tecnologia, o índice de Hong Kong desceu ao menor nível desde abril de 2009.
No âmbito da política monetária, o Banco do Japão (BoJ) manteve a postura acomodatícia na decisão divulgada hoje, em linha com as expectativas do mercado. A decisão contraria a tendência de alta em outras economias desenvolvidas, diante da escalada global da inflação.
Apesar do contínuo afrouxamento monetário, o BoJ aumentou a previsão para o núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI) do Japão no ano fiscal de 2022 e 2023. A instituição cortou a estimativa para crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) japonês nos respectivos anos.
🇨🇳 Shanghai -2,25% (2.916)
🇯🇵 Nikkei -0,88% (27.105)
🇭🇰 Hang Seng -3,66% (14.863)
🇰🇷 Kospi -0,89% (2.268)
(Com Agência Estado e Dow Jones Newswires)