Oficialmente lançada em maio de 2022, a OnTick é uma plataforma de operações automatizadas, com a proposta de uma experiência mais simples e fácil de entender para o usuário. Apesar de relativamente nova no mercado brasileiro, o CEO da empresa, Rodrigo Malacarne, conta que o projeto começou há oito anos.
“Durante todos esses anos, nos preocupamos em desenvolver soluções e tecnologias para auxiliar nossos clientes a investir da melhor maneira possível”, narra. O pioneirismo de Malacarne na automação para mercado financeiro foi a fundação da DeltaTrader, desenvolvedora de robôs para uma plataforma de negociação estrangeira.
O mercado estrangeiro, aliás, está bem mais habituado a operações automatizadas. Cerca de 22% dos investidores dos EUA utilizam alguma ferramenta do tipo, segundo pesquisa do Aite-Novarica Group de 2018. Especificamente entre os traders de idade inferior a 40 anos, o percentual de usuários é ainda maior, de 37%.
A regulamentação mais restritiva do setor de fintechs e a menor quantidade de recursos de automação disponíveis no mercado nacional deixam o Brasil em desvantagem. A OnTick propõe-se a suprir o segundo aspecto, e conta com o respaldo da XP investimentos para tanto. A plataforma tem homologação da corretora.
O desenvolvimento da OnTick levou em consideração a “complexidade e as dificuldades operacionais ao navegar por interfaces pouco amigáveis e nada intuitivas das principais plataformas disponíveis no mercado”, diz o CEO.
Retornos e riscos
A ferramenta tem como diferencial o fato de ser completamente online. As estratégias são executadas por servidores em nuvem – os chamados “cloud servers” – sem necessidade de instalar qualquer software no computador. Por conta dessa configuração, o trader não precisa manter a máquina ligada para executar as operações. Uma vez selecionadas as estratégias, a OnTick executa automaticamente.
A plataforma não exige nenhum tipo de depósito direto de dinheiro. As contas da OnTIck operam unicamente através do vínculo com contas de mesma titularidade na XP. Ainda, investidores desconfiados têm a opção de operar com conta de demonstração antes de executar estratégias na conta real.
O CEO também elenca aspectos comuns a qualquer investimento automatizado, como velocidade, exclusão da influência emocional, diversificação e consistência – “sem a influência emocional, você executará suas estratégias de investimentos exatamente como foram programadas”, justifica Malacarne.
Quanto aos riscos, operar pela automatização envolve os mesmos riscos de qualquer investimento em renda variável, como flutuações nos mercados e incertezas econômicas. Contudo, de acordo com o diretor da Ontick, a ferramenta “oferece diversas medidas para minimizar esses riscos e proteger os investimentos de seus usuários”.