Índia supera China em desempenho de ações

im-971285

O mercado da Índia teve um boom enquanto o da China afundou, e a grande lacuna de valorização parece justificada

Não muitos mercados de ações conseguem ofuscar o Nasdaq superaquecido. A Índia é uma exceção.

Um forte crescimento dos lucros, ventos políticos favoráveis e uma demografia favorável apresentaram um caso de investimento atraente para o país. Do final de 2019 até a última terça-feira (20), o Índice MSCI Índia disparou 110%, à frente do ganho de 99% do índice tecnológico dos EUA.

Ainda mais surpreendente, no entanto, é o quão bem a Índia se saiu em comparação com o que é por enquanto, pelo menos o maior mercado de ações emergente do mundo: o MSCI China caiu 30% no mesmo período.

As fortunas contrastantes dos dois mercados asiáticos refletem suas realidades econômicas. O mercado imobiliário em implosão da China continua a ser um peso em sua economia, enquanto uma repressão regulatória afundou as outrora prósperas empresas de tecnologia do país. O gigante do comércio eletrônico chinês Alibaba, por exemplo, perdeu cerca de três quartos de seu valor desde seu pico em 2020.

Perfomance de índices. [Font: FactSet]
Por outro lado, o mercado da Índia está surfando em poderosos ventos econômicos. Sua economia cresceu 7,8% ano a ano no primeiro trimestre o mais rápido entre as principais economias. Isso se refletiu nos lucros corporativos: o lucro líquido das empresas indianas listadas cresceu 17% ano a ano no trimestre encerrado em março, de acordo com a Morgan Stanley.

O esforço dos países desenvolvidos para diversificar suas cadeias de suprimentos longe da China levou a um boom de investimentos na manufatura. Sua população jovem a idade mediana da Índia é 28,6, em comparação com 39,5 da China também a torna mais atraente.

Mas as diferentes taxas de crescimento explicam apenas parte da discrepância no desempenho das ações: múltiplos mais altos também estão impulsionando a alta, e esses são propensos a se exceder ou se subestimar. O fundo de índice negociado em bolsa iShares MSCI India tem um valor 23 vezes maior que os lucros futuros, subindo de 19 vezes no início de 2020, segundo a FactSet. Um fundo similar acompanhando as ações chinesas caiu de 12 vezes para abaixo de 10 vezes.

O outro grande mercado de ações global com um preço semelhante ao da Índia é o dos EUA, liderado por estrelas da IA como a Nvidia. A China, por outro lado, está perto do fundo da tabela de classificação, com múltiplo semelhante ao da Itália, de crescimento lento e muito endividada. As ações indianas negociam com um prêmio de cerca de 60% em relação a outros mercados da região Ásia-Pacífico, excluindo o Japão, de acordo com o Goldman Sachs, em comparação com uma média de 50% nos últimos cinco anos.

Investidores estrangeiros têm sido vendedores líquidos de ações indianas este ano após US$ 21 bilhões de entradas em 2023, mas grande parte disso veio após maio, quando o resultado das eleições indianas estava pendente.

O Índice MSCI Índia caiu 6% em 4 de junho, após pesquisas iniciais indicarem que o primeiro-ministro Narendra Modi, um reformador econômico e favorito dos investidores ocidentais, pode não garantir a maioria parlamentar que o mercado esperava. O mercado desde então se recuperou, já que o partido de Modi conseguiu se manter no poder junto com seus aliados. Investidores estrangeiros começaram a entrar cautelosamente no mercado na última semana.

A Índia é cada vez mais um mercado que os investidores globais não podem ignorar. Na rebalanceamento efetivo no final do mês passado, a MSCI aumentou o peso da Índia, enquanto reduziu o da China em seu índice de referência de mercados emergentes. A Índia agora representa cerca de 18%, ante apenas 8% em 2020, enquanto o peso da China caiu para 27% contra 40%, de acordo com a Northern Trust.

A Índia há muito tempo é retratada como a “próxima China”, mas já teve muitos falsos começos. Com uma população maior e mais jovem e ventos reformistas em suas costas, a enorme lacuna de valorização da Índia com o outrora querido mercado emergente pode não continuar se ampliando, mas certamente parece justificada.

 

(Com The Wall Street Journal; Título original: India Beats China in Stock Performance; tradução feita com auxílio de IA)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?