por Benndorf Research
O PIB da Zona do Euro cresceu 0,4% no 3T24 de acordo com dados preliminares, superando a taxa de 0,2% registrada no trimestre anterior e as expectativas do mercado de mesma magnitude e confirmando o crescimento mais expressivo em dois anos. Na comparação anual, o PIB dos países europeus avançou 0,9%, melhor resultado desde o 1T23.
No período, a economia alemã cresceu 0,2% e surpreendentemente evitou a recessão técnica. O PIB também acelerou na França (0,4% x 0,2%) e permaneceu robusto na Espanha (0,8% x 0,8%). No mais, Portugal cresceu 0,2%, o mesmo valor do 2T, enquanto a Irlanda avançou 2% e a Áustria teve crescimento de 0,3%, se recuperando de resultados negativos. Por outro lado, a economia italiana ficou estagnada após ter crescido 0,2% no 2T.
A primeira prévia do PIB da Zona do Euro não oferece dados mais detalhados, mas entendemos que a retomada da Alemanha e da França podem ser os principais fatores por trás do resultado positivo, visto que ambas vinham apresentando dificuldades. Enquanto os motivos de aceleração da Alemanha são mais difíceis de encontrar, mas podem estar relacionados aos estímulos chineses e ao bom momento da economia americana, a França ganhou ritmo com os Jogos Olímpicos. De modo geral, ainda existem sinais de desaceleração no bloco e seguimos com perspectiva de crescimento baixo