A China já não é mais caminho aberto para os carros alemães

carros alemães na china

Uma disputa entre a Porsche e seus revendedores chineses realça a queda nas vendas.

Fabricantes de carros de luxo da Alemanha, da BMW à Mercedes-Benz, costumavam dominar as ruas da China. Não mais.

Uma recente disputa entre a Porsche e suas concessionárias na China lançou luz sobre a situação complicada até mesmo para algumas das marcas de carros premium do mundo. Segundo a mídia chinesa local, alguns concessionários da Porsche se recusaram a estocar mais inventários e pediram subsídios adicionais da empresa.

A Porsche e suas concessionárias na China divulgaram uma declaração na semana passada, dizendo que estão enfrentando problemas complexos e trabalharão juntas para encontrar maneiras eficazes de responder às mudanças do mercado.

De fato, as concessionárias de carros chineses estão em péssima situação. Diante de uma guerra de preços brutal, elas não têm outra escolha senão oferecer descontos profundos aos clientes. Por exemplo, as margens de lucro bruto nas vendas de carros novos para a Meidong, uma revendedora de marcas como Porsche e BMW, caíram para menos 0,6% em 2023, em comparação com 6,8% positivos em 2021.

A empresa listada em Hong Kong perdeu 94% de seu valor desde o pico em 2021. Eventualmente, isso significará que os fabricantes terão que oferecer mais reembolsos e reduzir suas próprias margens.

As entregas da Porsche na China no primeiro trimestre caíram 24% em relação ao ano anterior. Não foi só ela. Os envios da Ferrari para a China continental caíram 25% ano a ano no trimestre também. Mercedes-Benz e BMW também venderam menos carros na China no primeiro trimestre em comparação com o ano passado.

A implosão do mercado imobiliário da China e a desaceleração econômica resultante provavelmente afetaram os gastos com produtos de luxo. Marcas como LVMH e Gucci também têm visto uma desaceleração na China ultimamente.

Mas os hábitos de compra de carros dos chineses também passaram por uma mudança sísmica com o rápido crescimento dos veículos elétricos (VE). Cerca de 44% dos carros vendidos na China em abril eram veículos de nova energia, que incluem híbridos plug-in, de acordo com a Associação de Carros de Passageiros da China.

As marcas alemãs há muito reinam supremas no segmento de luxo da China. Enquanto ainda são dominantes lá — a taxa de penetração de VE para carros com preço acima de 350.000 iuanes, equivalente a US$ 48.300, era menos da metade da taxa do mercado geral no final do ano passado, de acordo com a Bernstein — as coisas podem mudar rapidamente.

De fato, para carros ligeiramente mais baratos, as marcas de VE chinesas têm conquistado rapidamente participação. A Bernstein estimou que para carros com preço acima de 250.000 iuanes, equivalente a US$ 34.500, as marcas alemãs tinham apenas uma participação de 45% no mercado em 2023, em comparação com uma participação de 60% em 2020.

A Tesla tem ganhado participação deles, mas as marcas de VE chinesas como Li Auto e Denza da BYD também têm lançado mais modelos premium. Por outro lado, as marcas alemãs têm sido mais lentas para introduzir modelos de VE. Cada vez mais, os consumidores chineses também estão procurando por recursos tecnológicos como entretenimento ou sistemas de assistência à direção frequentemente associados aos VEs.

A China tem sido por muito tempo um mercado lucrativo para os fabricantes de carros de luxo alemães, cujo prestígio os mantinha na pista rápida. Mas agora eles precisam trabalhar mais para evitar ficar para trás em relação aos concorrentes locais.

 

(Com The Wall Street Journal; Título original: China Is No Longer an Open Road for German Carmakers; tradução feita com auxílio de IA)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?