Bloco europeu escapa da recessão mais uma vez

exportacao-para-europa-q14wh67foabjqlkk4yj2unw4uoe1hy4v3el94nmocg-qcn87k9gnmttvlxgk4vsbkcsmzed8ehfga0yhk7kjk

A prévia do PIB do 4T23 mostrou estagnação no crescimento dos países do euro, batendo as projeções de contração marginal e evitando a confirmação de uma recessão técnica no final do ano passado.

Em comparação com o último trimestre de 2022, o PIB aumentou 0,1%. Já na primeira estimativa de crescimento de 2023, o PIB da Zona do Euro computou expansão de 0,5%.

Os países que se destacaram do lado positivo foram Portugal (0,8%), Espanha (0,6%) e Bélgica e Letônia (0,4% ambas). As principais quedas vieram da Irlanda (-0,7%), Alemanha e Lituânia (-0,3% ambas).

Ao contrário do bloco como um todo, a Alemanha confirmou uma recessão técnica no 4T23 em um ritmo de contração mais acelerado do que o do 3T, reforçando o mau momento do país.

A primeira prévia não traz dados mais detalhados, mas com um resultado marginalmente acima do esperado a expectativa é que o desempenho dos serviços e, principalmente, da indústria não tenham gerado tanto impacto apesar dos dados ruins registrados ao longo do final do ano passado.

De todo modo, como o nível de atividade dos países do euro segue em contração e os riscos de crescimento econômico seguem inclinados para o downside, mantemos um cenário recessivo como base para 2024 e podemos ver cortes de juros na Europa antes dos EUA cortarem sua taxa.

[Fonte: Benndorf Research]

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?