A bolsa do Japão fechou em alta nesta segunda-feira (12), acompanhando o apetite ao risco em Nova York na semana passada. A cotação do dólar também contribuiu positivamente para os negócios japoneses. As praças da China, Hong Kong e Coreia do Sul não abriram, por conta de um feriado local.
O dólar manteve-se estável em relação ao iene, cotado a 142,66, pouco abaixo da máxima de 24 anos, atingida na semana passada, de 144,99 ienes.
Durante o fim de semana, autoridades japonesas sugeriram uma intervenção para impedir um enfraquecimento ainda maior da moeda local. Um porta-voz do governo disse em entrevista que o governo deve tomar as medidas necessárias para combater os declínios excessivos do iene.
Os comentários de Seiji Kihara, vice-secretário-chefe de gabinete do governo do primeiro-ministro Fumio Kishida, são os mais recentes a destacar a profunda preocupação das autoridades com a queda do iene.
Kihara afirmou que o governo considerará “em um futuro não tão distante” relaxar restrições, como o limite diário de entrada de turistas, para abrir ainda mais as fronteiras do Japão para visitantes estrangeiros.
Ao mesmo tempo, é improvável que o Banco do Japão (BoJ) intervenha para apoiar a moeda local com taxas de juros mais altas, conforme dito por fontes à Reuters.
🇯🇵 Nikkei +1,16% (28.542)
(Com Agência Estado, Dow Jones Newswires e Reuters)