As principais bolsas de Nova York fecharam em queda nesta terça-feira (20), em cenário de cautela e aversão ao risco, à medida que investidores aguardam a decisão de política monetária do Fed de amanhã. A expectativa é de uma manutenção da postura agressiva (hawkish) da instituição no combate à inflação, com uma provável alta de 0,75 ponto percentual nos juros nos Estados Unidos.
Para Kristy Akullian, estrategista sênior na BlackRock, o tom se tornou um pouco mais pessimista no mercado, algo que deve se tornar comum no futuro. O Fed já esclareceu que vai realizar apertos monetários até quando for necessário, ainda que provoque uma recessão.
▪️ Dow Jones -1,01%
▪️ S&P500 -1,13%
▪️ Nasdaq -0,95%
Entre os destaques de hoje, a Ford caiu 12,32%, em meio a alertas de custos acima do esperado pela montadora. A Nike também teve desempenho negativo, após a revisão do preço-alvo para os papéis de US$ 125 para US$ 110 pelo Barclays.
O setor de energia caiu, na esteira da queda do petróleo no mercado internacional. ExxonMobil recuou 0,82%, enquanto a queda da Chevron foi de 0,40%.
As mineradoras foram impactadas pela forte queda do minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian e também figuraram entre as baixas de hoje. ADRs de Vale e Rio Tinto fecharam em queda de 1,51% e 2,13%, respectivamente.
O mercado repercutiu negativamente a notícia de que a varejista Gap cortará cerca de 500 cargos corporativos, pressionando os papéis, que tombaram 3,2% hoje.
(Com Agência Estado e The Wall Street Journal)