As principais bolsas de Nova York fecharam em queda nesta quarta-feira (21), em sessão marcada pela reação do mercado à decisão do Fed de elevar a taxa de juros nos Estados Unidos em 0,75 ponto percentual. O presidente da instituição, Jerome Powell, também indicou a possibilidade de novos aumentos, tendo em vista a permanência de níveis recorde para a inflação.
O pregão foi volátil, com os índices abrindo positivos, mas com investidores monitorando uma nova mobilização de tropas russas na Ucrânia. Após o anúncio do banco central americano, houve certo impulso, mas as bolsas logo retornaram ao cenário negativo e fecharam em queda. A divulgação de uma queda nas vendas de moradias usadas em agosto também foi observada pelos investidores.
▪️ Dow Jones -1,70%
▪️ S&P500 -1,71%
▪️ Nasdaq -1,79%
Ações vinculadas à tecnologia recuaram, com Amazon e Apple caindo 2,99% e 2,03%, enquanto Alphabet e Intel caíram 1,84% e 1,69%, respectivamente.
Os papéis da Tesla recuaram 2,57%, enquanto a FedEx, em evidência nos últimos pregões, cau 2,64%. O setor de energia foi pressionado pela queda do petróleo no mercado internacional e também teve desempenho negativo, com ExxonMobil e Chevron fechando em queda de 1,61% e 0,81%, respectivamente.
(Com Agência Estado, The Wall Street Journal e BDM Online)