Bolsas americanas recuam, de olho em perspectivas de recessão global

ben-mater-lA-wfuq-7CQ-unsplash

As principais bolsas de Nova York fecharam em queda nesta quinta-feira (15), em dia de decisões de altas de juros por diversos bancos centrais ao redor do mundo. Investidores temem uma recessão global, tendo em vista o discurso considerado mais “duro” por parte do presidente do Fed, Jerome Powell, e o tom que sugere manutenção da agressividade no aperto monetário pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelo Banco da Inglaterra (BoE).

Novamente, o foco principal dos investidores ficou nos “próximos passos” do banco central americano. A fala de ontem de Powell não indicou uma postura mais “suave” (dovish) por parte da instituição, o que pode significar a manutenção da agressividade nas próximas reuniões, apesar dos últimos dados de inflação terem sugerido um alívio na alta de preços.

A queda de 0,6% nas vendas no varejo em novembro na comparação com o mês anterior também foi um sinal negativo para os mercados. Para Michael Antonelli, do banco de investimentos Baird, há definitivamente um “ar de preocupação” com uma recessão entre os investidores, que passa a ser o mais novo “centro das atenções”, tendo em vista a desaceleração da inflação.

▪️ Dow Jones -2,25%
▪️ S&P500 -2,49%
▪️ Nasdaq -3,23%

Entre os destaques corporativos do dia, a Tesla teve alta de 0,55%. Ontem, foi reportado que o CEO da montadora, Elon Musk, vendeu mais de US$ 3,5 bilhões em ações da companhia, em sua segunda rodada de vendas desde a compra da rede social Twitter.

American Airlines, Delta Airlines e United Airlines tiveram recuos de 3,15%, 3,09% e 3,87%, respectivamente, ainda pressionadas por sinais de dificuldade nas operações fornecidos por diversas empresas do setor.

Entre as companhias de energia, ExxonMobil e Chevron caíram 0,96% e 0,75%, respectivamente, pressionadas pelo recuo do petróleo no mercado internacional.

(Com Agência Estado e The Wall Street Journal)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?