Bolsas da Ásia fecham em alta, apesar de desaceleração econômica na China

05F80AE8-84A8-4E59-B80E-4A87BE6957DC

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira (16), acompanhando os ganhos em Wall Street e apesar de dados abaixo do esperado na China. Ontem, o banco central chinês cortou duas das principais taxas de juros para suportar a economia local.

Preocupações com uma forte desaceleração na segunda maior economia do mundo limitaram os ganhos nas praças asiáticas. Exceção ao desempenho positivo majoritário na sessão, a bolsa de Hong Kong registrou queda superior a 1%, enquanto o índice japonês teve baixa marginal.

Há quase consenso, conforme apurado pela Reuters, de que o movimento inesperado da China para aliviar os custos de empréstimos para sustentar sua economia vacilante – prejudicada pela política “Covid-zero” de Pequim – seguirá apenas como um movimento simbólico. Ontem, a divulgação de uma série de dados mostrou que a atividade econômica desacelerou em julho, incluindo produção industrial, investimentos, gastos do consumidor, contratação de jovens e imóveis

Na esfera geopolítica, Taiwan acusou a China de exagero, após os militares chineses publicarem imagens das estrategicamente localizadas ilhas Penghu, onde há uma importante base aérea de Taiwan. O governo taiwanês disse não ser verdade que as forças chinesas chegaram perto das ilhas.

A China reivindica Taiwan como seu território, e realizou exercícios militares ao redor da ilha este mês, após uma visita da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, seguida por cinco legisladores norte-americanos no último domingo (14) e na segunda-feira (15).

🇨🇳 Shanghai +0,05% (3.278)

🇯🇵 Nikkei -0,01% (28.869)

🇭🇰 Hang Seng -1,05% (19.830)

🇰🇷 Kospi +0,22% (2.533)

(Com Agência Estado, Dow Jones Newswires e Reuters)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Quer saber como investir com rentabilidade
pós-superquarta?

Baixe o relatório gratuito com análises e recomendações exclusivas dos especialistas da Nomos

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?