As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em queda nesta quarta-feira (19), apesar dos ganhos em Wall Street. O índice do Japão foi o único do continente a fechar positivo, após o banco central do país sinalizar a necessidade de manter a política monetária ultra-acomodatícia por mais tempo.
Dirigentes do Banco do Japão (BoJ) enfatizaram hoje a necessidade de manter a política monetária ultraflexível para proteger a economia de aumentos dos riscos no exterior, descartando a possibilidade de aumentar as taxas de juros para desacelerar a queda do iene para mínimas de 32 anos.
O membro do conselho do BoJ Seiji Adachi disse que é prematuro se afastar da política monetária expansionista do banco central com a economia do Japão enfrentando riscos crescentes de desaceleração do crescimento global e mercados financeiros voláteis.
Responder a movimentos cambiais de curto prazo com política monetária aumentaria a incerteza sobre a orientação política do BoJ e prejudicaria mais a economia, afirmou Adachi.
“Ao olhar para o ambiente financeiro e econômico global em torno do Japão, os riscos negativos estão aumentando rapidamente”, disse Adachi em um discurso proferido a líderes empresariais em Toyama, no centro do Japão.
O presidente do BOJ, Haruhiko Kuroda, ecoou essa visão, dizendo que a política monetária não visa diretamente as taxas de câmbio, e a frágil economia do Japão ainda precisa de apoio monetário maciço.
O governo de Hong Kong revelou, nesta quarta-feira, um novo esquema de vistos para atrair talentos globais, enquanto a cidade busca conter uma fuga de cérebros que arriscou seu status de centro financeiro internacional.
As praças da China e Hong Kong seguem de olho no 20° Congresso Nacional do Partido Comunista. O discurso do chefe executivo da ilha, John Lee, falou sobre um novo programa de atração de talentos para Hong Kong.
Nos últimos dois anos, a força de trabalho da cidade encolheu em cerca de 140 mil pessoas, disse Lee. O novo programa vai permitir que pessoas qualificadas trabalhem ou busquem oportunidades na cidade por dois anos.
🇨🇳 Shanghai -1,19% (3.044)
🇯🇵 Nikkei +0,37% (27.257)
🇭🇰 Hang Seng -2,38% (16.511)
🇰🇷 Kospi -0,56% (2.237)
(Com Agência Estado, Dow Jones Newswires e Reuters)