As bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta segunda-feira (17), com o 20° Congresso Nacional do Partido Comunista chinês em foco. O evento começou ontem e vai se estender ao longo da semana.
As estimativas para o Congresso envolvem a confirmação de um inédito terceiro mandato consecutivo de cinco anos para Xi Jinping na liderança da China. Analistas preveem maior controle estatal na economia e reafirmação do poder de Xi caso a estimativa se confirme. Mudanças na política de “Covid zero” não estão projetadas.
Hoje, o Banco Popular da China (BPC) manteve o juro de sua linha de crédito de médio prazo em 2,75%, sugerindo que as taxas de seus juros de referência para empréstimos também ficarão intocadas nos próximos dias.
Em outras partes da Ásia, o índice japonês Nikkei fechou com perdas, pressionado por ações de tecnologia. Além disso, o governo do Japão não descartou aumentar os impostos de renda de empresas e famílias para financiar um aumento no orçamento de defesa planejado para o próximo ano fiscal.
Entretanto, o chefe da equipe de política tributária do Partido Liberal Democrata (LDP), Yoichi Miyazawa, também disse hoje que não tinha nenhum item específico em mente para os aumentos de impostos.
O Ministério da Defesa do Japão pediu um aumento de 3,6% nos gastos, para 5,6 trilhões de ienes (US$ 37,98 bilhões), para o próximo ano fiscal a partir de abril, enquanto o governo do primeiro-ministro Fumio Kishida busca aumentar a capacidade militar.
Hoje à noite, a China vai divulgar novos dados trimestrais do Produto Interno Bruto (PIB), assim como números mensais de produção industrial e vendas no varejo.
🇨🇳 Shanghai -1,23% (3.085)
🇯🇵 Nikkei -1,16% (26.776)
🇭🇰 Hang Seng +0,15% (16.613)
🇰🇷 Kospi +0,32% (2.220)
(Com Agência Estado, Dow Jones Newswires e Reuters)