As bolsas da Ásia fecharam sem direção única e com variações predominantemente modestas nesta quarta-feira (27), com investidores cautelosos antes da decisão do Fed. O índice de Hong Kong foi o único com variação superior a 0,5%, pressionado por ações ligadas a consumo.
Em contrapartida, o mercado local acompanha notícias sobre os planos de listagem primária de grandes companhias chinesas. Hong Kong deve receber bilhões de dólares vindos da China continental, em meio à atualização das listagens de empresas chinesas na cidade diante da ameaça iminente de fechamento de capital nos Estados Unidos.
A gigante do comércio eletrônico Alibaba disse ontem (26) que solicitará a conversão de sua listagem secundária de Hong Kong em primária, o que tornaria a compra das ações mais fácil para os investidores do continente.
A medida deve levar outras grandes empresas, como JD.Com, Netease e Baidu Inc a considerar a atualização para duas listagens primárias, disse o fundador do Periscope Analytics, Brian Freitas, em publicação no Smartkarma.
A principal vantagem para as empresas que atualizam as listagens em Hong Kong para primária é a possibilidade de inscrição para serem incluídas no Stock Connect, um link para a bolsa da cidade que permite que os investidores da China continental comprem ações com mais facilidade.
“Essas empresas mantêm suas listagens primárias existentes e têm outra via para acessar capital, o que lhes dá mais opções e oportunidades para diversificar a base de investidores”, afirmou Stephanie Tang, sócia do escritório de advocacia Hogan Lovells.
🇨🇳 Shanghai -0,05% (3.276)
🇯🇵 Nikkei +0,22% (27.715)
🇭🇰 Hang Seng -1,13% (20.670)
🇰🇷 Kospi +0,11% (2.415)
(Com Reuters, Dow Jones Newswires e Agência Estado)