Bolsas da Ásia repercutem nova onda de Covid-19 na China e tom hawkish do Fed

wance-paleri-NnRIrQ1USyw-unsplash (1)

As bolsas da Ásia fecharam em queda nesta segunda-feira (21), com exceção de Tóquio, à medida que ponderam impactos da atual onda de casos de Covid-19 na China, que apresentou piora nos últimos dias e fez com que autoridades locais ordenassem novos lockdowns. Os recuos também ocorrem após sinalizações hawkish de dirigentes dos principais bancos centrais do mundo.

Ontem, a China anunciou a primeira morte por Covid-19 no país nos últimos seis meses, em um momento de aumento de casos no país. Segundo a Comissão Nacional de Saúde do país, mais de 26 mil casos foram identificados hoje, maior contagem em sete meses, e mais dois pacientes foram à óbito por conta da doença.

Em resposta, autoridades voltaram a restringir a circulação da população em algumas regiões, como no distrito de Baiyun, na metrópole Guangzhou, que ficará em quarentena até o dia 25. Já no distrito de Huizhu, uma nova rodada de testes em massa foi ordenada, em meio a relatos de trabalhadores sendo impedidos de entrar em suas casas, disse o governo local neste domingo.

Com a piora nas infecções, a Oxford Economics prevê que a China só deixará de vez a política de Covid-zero no segundo semestre de 2023, em postura mais cautelosa do que espera o mercado. Até lá, Pequim vai adotar algumas mudanças, em espécie de abordagem faseada em direção a uma reabertura mais abrangente.

A bolsa de Xangai fechou em baixa, assim como em Hong Kong. O Hang Seng teve queda com ações de restaurantes e varejistas entre os principais penalizados. A operadora de restaurantes Haidilao International Holding, por exemplo, tombou 7,13%, e a Chow Tai Fook Jewellery Group perdeu 6% hoje.

Outra preocupação de investidores na Ásia, o tom agressivo de dirigentes do Federal Reserve (Fed) modera as expectativas do mercado de que o ciclo de aperto monetário nos Estados Unidos pode terminar em breve. Com isso, o setor de alta tecnologia liderou as baixas do índice sul-coreano Kospi hoje. Entre ações, a Sebang Battery baixou 9,94%, e a LG Energy Solution recuou 4,2%.

Exceção hoje, o índice Nikkei, de Tóquio, encerrou o pregão em alta modesta.

🇨🇳 Shanghai -0,39% (3.085)

🇯🇵 Nikkei +0,16% (27.944)

🇭🇰 Hang Seng -1,87% (17.655)

🇰🇷 Kospi -1,02% (2.419)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?