As bolsas europeias fecharam sem sinal único nesta sexta-feira (21), acompanhando a movimentação do quadro político no Reino Unido. Além disso, investidores monitoram os debates sobre o setor de energia dentro da União Europeia.
Ainda em solo britânico, a presidente da Câmara dos Comuns, Penny Mordaunt, anunciou hoje que concorrerá ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido, após a renúncia de Liz Truss. “O apoio de colegas que querem um novo começo, um partido unido e liderança no interesse do país me inspirou. Estou concorrendo para ser líder e primeiro-ministro do Partido Conservador para unir nossa nação, manter nossos compromissos e vencer as próximas eleições gerais”, disse Penny.
Além de Penny Mordaunt, outros nomes devem disputar o cargo, como o ex-chefe do Tesouro Rishi Sunak, o ex-primeiro-ministro Boris Johnson e o secretário de Defesa Ben Wallace.
Para reduzir a dívida “no médio prazo” e colocar as finanças públicas em um caminho sustentável com crescimento econômico, o ministro das Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, disse que fará “o que for necessário”. Em comunicado hoje, ele enfatizou a importância de estabelecer uma estrutura mais estável para as finanças do governo, referindo-se a finanças públicas saudáveis como “a fundação de uma economia forte”.
Outro fator que esteve na atenção dos investidores foi a publicação de balanços corporativos na Alemanha. A Adidas fechou em queda de 9,53%, maior recuo no pregão de Frankfurt. A Puma acompanhou o movimento e caiu 7,29%.
🇩🇪 DAX -0,29%
🇫🇷 CAC -0,85%
🇬🇧 FTSE +0,37%