As bolsas da Europa fecharam sem sinal único nesta sexta-feira (28), ainda repercutindo o aperto monetário por parte do Banco Central Europeu (BCE) e as divulgações de balanços corporativos.
Além disso, os investidores ainda analisam o anúncio de ontem por parte do BCE, que decidiu aumentar a taxa de juros da Zona do Euro em 0,75 ponto percentual.
Jorg Kramer, economista-chefe do banco alemão Commerzbank, afirmou que “mesmo que a taxa de inflação na Zona do Euro caia visivelmente no próximo ano, a inflação ainda estará longe de ser derrotada. Mas até onde será preciso ir para que a inflação volte ao controle? Alguns investidores esperam que a recessão que se aproxima no inverno tire uma parte considerável do trabalho do banco central. Afinal, em recessões anteriores, a inflação geralmente caiu porque a demanda caiu significativamente”.
Na Alemanha, o produto interno bruto (PIB) cresceu 0,3% no terceiro trimestre, de acordo com a preliminar publicada hoje pelo escritório de estatísticas do país, o Destatis.
Já no território francês, o PIB registrou alta de 0,2% no terceiro trimestre, ante elevação de 0,5% no segundo trimestre. Os analistas do The Wall Street Journal previam alta de 0,1%.
🇩🇪 DAX +0,24%
🇫🇷 CAC +0,46%
🇬🇧 FTSE -0,37%