As bolsas da Europa fecharam sem sinal único nesta quarta-feira (28), acompanhando nova divulgação do Banco da Inglaterra. Além disso, as tensões na guerra da Ucrânia aumentaram após vazamento nos gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2, ambos sob o Mar Báltico.
O Banco da Inglaterra (BoE) declarou hoje que fará compras de curto prazo de títulos do governo britânico, os chamados Gilts, em longo prazo, dias após o mercado cambial reagir negativamente a um pacote fiscal anunciado pela nova Primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss.
As compras começarão hoje, durarão até 14 de outubro e serão feitas “na escala que for necessária”, segundo um comunicado do BoE, para trazer de volta a ordem aos mercados financeiros.
Líderes de várias nações ocidentais declararam que os vazamentos em dois gasodutos russos provavelmente foram causados por sabotagem e prometeram uma reação enquanto as investigações continuam. A administração de Moscou rejeitou abertamente a responsabilidade e qualquer envolvimento em quaisquer alegações de sabotagem feitas por qualquer nação europeia.
🇩🇪 DAX +0,36%
🇫🇷 CAC +0,19%
🇬🇧 FTSE +0,30%