Brent x WTI: Os principais nomes do petróleo no mercado global de commodities

A decisão da Organização dos Estados Produtores de Petróleo e aliados (Opep+) no último domingo (02), de cortar mais de 1 milhão de barris por dia da produção, levou a um salto de 6% no preço das cotações do petróleo na segunda-feira (03). 

No mesmo dia, o barril Brent fechou cotado a US$ 84,93, e o WTI, a US$ 80,42. 

A cotação do petróleo não é medida como um único produto. Assim como o minério de ferro é cotado em Dalian e Cingapura, por exemplo, Brent e WTI são os dois principais nomes quando se fala em petróleo no mercado global. 

A diferença crucial

O petróleo Brent recebe tal nome por ser extraído de uma plataforma da Shell – petrolífera britânica – de mesmo nome, no Mar do Norte, localizado na Europa. Ele é considerado valor de referência mundial, sendo utilizado pela Opep, pelos mercados europeus e asiáticos e, inclusive, pela Petrobras e todas as petrolíferas brasileiras. 

O petróleo Brent é um petróleo mais leve que sua principal contraparte. Essa característica torna o petróleo Brent mais fácil de refinar e produzir derivados de alta qualidade, como gasolina e diesel.

De acordo com o analista fundamentalista da Benndorf Research Júlio Borba, o Brent é referência para a maioria das petroleiras. Assim, é o contrato mais negociado e o que acompanha mais fielmente os preços internacionais do petróleo.

“Vale lembrar, no entanto, que nos EUA o WTI é muito utilizado, enquanto outras regiões grandes produtoras de petróleo, como a Rússia e a Arábia Saudita, têm seus próprios preços também, que no entanto, acompanham o Brent de perto em situações normais, assim como o WTI”, ressaltou.

O petróleo WTI (West Texas Intermediate) é um tipo de petróleo bruto – ou cru – extraído principalmente nos Estados Unidos, nas regiões do Texas, Oklahoma e Louisiana. Os estoques deste tipo ficam localizados na região de Cushing, em Oklahoma. 

É um tipo mais denso de petróleo e, por ser offshore, precisa ser transportado das vias terrestres até o mar, o que acaba encarecendo a locomoção. 

O petróleo Brent e o petróleo WTI são dois tipos de petróleo cru que diferem em sua composição química, origem geográfica e preço de mercado.

Os preços do WTI são mais influenciados pelos movimentos do mercado nos Estados Unidos e pela demanda global por petróleo.

As cotações

Apesar de serem diferentes, as cotações dos dois tipos de petróleo são bastante correlacionadas, segundo o Júlio Borba. Isso acontece “dado que a matéria-prima é praticamente a mesma”.

Júlio prossegue, afirmando que “são petróleos com diferentes características mas que não alteram o uso final”.

Por serem de localidades diferentes, Júlio reitera que podem existir divergências no comportamento das cotações de ambos. “A demanda de curto prazo em cada local de entrega do petróleo pode fazer os preços variarem significativamente também”, explicou o analista.

Um exemplo foi em 2020, quando não havia espaço para estocagem de petróleo nos EUA e o contrato WTI chegou a ser negociado em patamares negativos, completa o analista.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?