O setor bancário pode ser um pouco complexo para quem está começando a investir – e até para aqueles que já investem há muito tempo.
Pensando nisso, o TradeNews trouxe os principais indicadores para se analisar as empresas do setor financeiro e, assim, o investidor poderá avaliar qual companhia parece estar em melhor momento.
Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE)
O ROE avalia a rentabilidade aos acionistas em relação ao patrimônio líquido da empresa em questão.
Com este indicador, é possível analisar a capacidade do banco em gerar lucro, a partir do capital investido na empresa. Um ROE alto indica que a instituição tem uma boa rentabilidade e é eficiente em sua alocação de capital, o que, por sua vez, pode ser um bom sinal aos investidores.
De acordo com o estrategista de investimentos da Nomos, Max Bohm, em análise feita no canal da empresa no YouTube, dos quatro maiores bancos brasileiros – Banco do Brasil [BBAS3], Itaú [ITUB4], Bradesco [BBDC3;BBDC4] e Santander [SANB11] –, o Banco do Brasil é o que apresenta melhor ROE, em 23%.
Índice de inadimplência
Já a inadimplência mede a proporção de empréstimos atrasados ou não pagos pelos clientes do banco. A partir deste indicador, é possível analisar a qualidade da carteira de crédito da empresa e sua competência em gerir riscos.
Um banco com índice de inadimplência mais baixo tende a ter uma saúde financeira melhor.
Índice de eficiência
A eficiência representa a proporção entre os custos e a receita operacionais de um banco. O índice mostra a eficiência na gestão de recursos disponíveis.
A relação de proporcionalidade indica que quanto menor for o índice, maior será a eficiência atribuída à instituição.
Margem líquida
A margem líquida mede a relação do lucro líquido e a receita total do banco.
O indicador expõe a capacidade da instituição financeira na conversão da receita em lucro.
Quando uma empresa possui uma margem líquida saudável, isso indica que ela tem uma boa capacidade de gerar lucro com suas operações.
Preço/Lucro (P/L)
É uma métrica que estabelece uma relação entre o preço de uma ação e o lucro por ação da empresa. Em relação aos bancos, o P/L possibilita a análise para determinar se a ação está sendo comercializada a um preço interessante em comparação aos seus lucros.
Se o P/L for baixo, isso pode sugerir que a ação está desvalorizada, enquanto um P/L alto pode indicar que a ação está sendo negociada a um preço elevado em relação aos lucros gerados.
Preço/Valor Patrimonial por Ação (P/VPA)
Já o índice P/VPA compara o preço da ação e o valor patrimonial correspondente a cada ação da empresa. No setor bancário, esse valor patrimonial representa a soma dos ativos líquidos da instituição.
Quando o P/VPA é inferior a 1, isso indica que a ação está sendo comercializada a um valor menor do que seu valor patrimonial, o que pode ser visto como uma oportunidade de investimento.