Bolsas da Europa recuam, com dados da inflação na Zona do Euro e falas de dirigentes do BCE

Foto com bandeiras da União Europeia no mastro. Representa bolsas da Europa

Os mercados da Europa fecharam em queda nesta sexta-feira (16), após série de falas de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE). O índice de preços ao consumidor acima do previsto na Zona do Euro reforçou expectativas de mais altas de juros no próximo ano por BCs da região. 

Dados do índice de gerentes de compras da Zona do Euro e do Reino Unido, assim como as vendas no varejo britânico, também orientaram os negócios.

Mais cedo, o dirigente do BCE Olli Rehn disse à Reuters que a inflação alta deverá fazer com que a instituição mantenha o ritmo de altas de 0,5 ponto percentual em fevereiro e março. A fala vai de encontro à visão do dirigente Robert Holzmann, que destacou à mesma agência que o BC europeu está comprometido com a redução da inflação.

Já o membro Mario Centeno alertou, também para a Reuters, que um aperto excessivo seria uma reação exagerada. Hoje, o Banco Central da Alemanha publicou relatório destacando que espera que a economia do país cresça 1,8% neste ano e sofra contração em 2023.

Hoje, a Eurostat publicou que o CPI da Zona do Euro registrou alta de 10,1% em novembro na comparação anual, levemente acima da previsão do mercado, desacelerando após alta de 10,6% em outubro. Na contramão, o CPI na comparação mensal teve baixa de 0,1%, em linha com as expectativas.

O dia foi marcado pela publicação de diversos PMIs, incluindo o de serviços e da indústria da Zona do Euro, Alemanha e Reino Unido.

Todos, com exceção ao PMI de serviços do Reino Unido, indicaram contração das atividades por estarem abaixo de 50. 

Segundo a Oxford Economics, os PMIs indicam a possibilidade de retração menor no Produto Interno Bruto (PIB) da Zona do Euro em 2022.

🇩🇪 DAX -0,67%
🇫🇷 CAC -1,08%
🇬🇧 FTSE -1,27%

(Com Agência Estado)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?