De Trader para Trader: Ricardo Brasil e Nomos Investimentos se reúnem em evento exclusivo para troca de conhecimento e estratégia

Arquivo interno: Nomos

“As pessoas querem tudo muito rápido, análise de fluxo, velocidade, e alavancagem de quatro vezes, e esse não é o melhor caminho”, afirmou Daniel Braga, sócio-fundador da Nomos Investimentos e trader de longa data. 

Daniel, junto ao trader profissional Ricardo Brasil compartilharam um pouco da história e estratégias utilizadas como grandes entusiastas do mercado financeiro no evento “De Trader para Trader”, realizado na sede da Nomos no Rio de Janeiro na última quarta-feira (15).

Daniel ressaltou a importância de o operador de curto prazo entender a necessidade de ter uma assessoria que auxilie sua trajetória. Buscar informações com base em embasamentos maiores e relatórios produzidos por profissionais é o triunfo para o sucesso, acrescentou.

Os dois especialistas abordaram no evento temas fundamentais para operações de day e swing trade, como identificar até que ponto os gráficos são capazes de mostrar a direção certa para os negócios.

“Gráfico funciona justamente porque todo mundo olha para ele”, disse Daniel Braga.  

A análise de padrões gráficos possibilita identificar tendências de alta e baixa do mercado, pontos de entrada e saída das operações e estabelecer estratégias de negociação mais eficientes.

Outro aspecto abordado foi o gerenciamento de risco, indispensável para operações de curto e curtíssimo prazo. As modalidades de day e swing trade são caracterizadas pela alta volatilidade do mercado, o que significa um risco significativo envolvido em cada operação. 

Ricardo Brasil afirmou que, para minimizar os riscos, é importante que os traders tenham uma estratégia clara de gerenciamento de risco, estabelecendo limites de perda e ganho, utilizando stop loss e diversificando a carteira de investimentos.

Dono do canal do YouTube “Ganhando a Vida Adoidado”, ele iniciou sua trajetória no mercado em 2005. Após largar sua carreira em uma das maiores agências de publicidade do país, ele decidiu desenvolver suas habilidades como trader ao longo dos anos. Começando com um capital modesto de R$ 30 mil, Ricardo aplicou capacidades analíticas e estratégicas para transformar esse valor em R$ 6 milhões em pouco tempo.

Além disso, o trader também se dedica à educação financeira, compartilhando seus conhecimentos e experiências com outras pessoas interessadas em investimentos.

O assessor de Ricardo Brasil na Nomos, Pedro Ferreira, também participante do evento, falou sobre os riscos da alavancagem: “o trader precisa ter disciplina, não dá para fazer mil planos sem uma estratégia definida. Quando eu quebrei, em 2019, foi justamente pelo fato de ter perdido a mão”.

A autoconfiança e o ego são fatores que, geralmente, contribuem para a quebra de quem opera. Em consenso, os profissionais do mercado concordaram que “um sábio aprende com o erro do outro” afirmou Pedro. Por isso, de acordo com os três, é de suma importância tomar cuidado com a alavancagem

“Nossa experiência diária nos dá autonomia e propriedade para falar. Lidamos diariamente com isso, já sentimos na pele como funciona, e, em alguns dos casos, não pesar a mão operando é o que vai determinar se você terá sucesso ou não” declarou Pedro. 

O conselho principal, segundo os especialistas, é que para ter sucesso em qualquer tipo de negociação, é fundamental que os traders tenham uma estratégia clara e bem definida, que envolva análise técnica, gerenciamento de risco e disciplina.

Independentemente da estratégia escolhida, é preciso ter um plano de ação claro e para seguir as suas regras de negociação com consistência.

Sair da versão mobile