Duration: Nem sempre é preciso esperar o vencimento de um título para obter o retorno

closeup-de-economista-usando-calculadora-ao-passar-por-contas-e-impostos-no-escritorio (1)

Bonds, debêntures, CDBs, Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais e Tesouro Prefixado com Juros Semestrais. Além de serem todos títulos de renda fixa, eles têm em comum a possibilidade de distribuição de cupons ao investidor. 

Ou seja, se há juros adicionais além do previsto para a data de vencimento, significa que o investidor terá recuperado o valor aplicado antes do fim da vigência do título. Quem deseja saber o período até esse patamar de rendimento deve buscar a duration.

Ela é o tempo médio necessário para o investidor obter um valor equivalente ao capital investido, explica Rodrigo Correa, estrategista da Nomos Investimentos. 

Há uma diferença entre esse indicador e a maturidade de um título, isto é, seu vencimento. Muitas vezes eles podem ter o mesmo prazo, caso o título não contemple cupons. 

Enquanto a data de vencimento trata apenas do prazo de vigência do título em questão, a duration diz respeito ao rendimento final mais os juros periódicos. Quanto maior a quantidade de distribuição de rendimentos, menor é a duration.  

Marcus Vinícius Leôncio, head da mesa de investimentos internacionais da Nomos, esclarece o vencimento como “o prazo que o investidor precisa manter sua aplicação”.

Relação com os juros

Rodrigo Correa é direto: “toda vez que você vai olhar um papel de renda fixa, você olha obrigatoriamente a duration”.

Já Marcus Vinicius destaca a duration como instrumento auxiliar da gestão de risco. 

Em concordância, Rodrigo ressalta a importância de, ao lidar com a duration de um título, olhar também para a curva de juros e suas perspectivas de alteração. 

“Se você tem uma curva de juros que está aumentando, […] você tem, com o passar do tempo, taxas maiores de juros para um título que é pré-fixado, e, quanto maior for a duration, mais sensível ela é a essas alterações”, acentuou o especialista.

Rodrigo ilustra: “em relação à curva de juros, você vai ter numa NTN-B 50, NTN-B 60 uma alteração muito mais brutal de preço do que numa NTN-B 24 […] que é bem curtinha”, acrescentou.

O cálculo da duration

Títulos como os bonds disponibilizam antecipadamente a duration, possibilitando a análise dos retornos antes da alocação. 

Ao investidor desejoso de calcular a duration de um investimento, Rodrigo Correa sugere anotar o prazo de devolução, contando a partir do início do título, a cada pagamento de cupom. Daí, faz-se “uma média ponderada pelo valor do capital que foi sendo devolvido”.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
TradeNews
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.