É possível ter saúde mental no mercado financeiro?

retrato-de-uma-mulher-agarrando-a-cabeca-na-mesa-perto-do-laptop

Se questões econômicas nacionais e internacionais já afetam a todos, imagine como é para uma pessoa que passa o dia na frente de um computador, estruturando posições e lidando com perdas e ganhos de dinheiro de forma constante.

Considerando que o day trader enfrenta uma volatilidade das próprias emoções numa base diária, é necessário saber a hora de dar uma pausa e respirar, para que problemas psicológicos não tenham vez. 

Colocando em termos financeiros, o corpo é nosso credor e, todos os dias, nos oferece o mesmo nível de crédito. Se o crédito for gasto de uma vez, em um único papel, ao invés de aos poucos, em diversas ações, começa a virar débito. 

Esse débito pode ser traduzido como ansiedade, depressão, ou burnout.

A síndrome de burnout, caracterizada pelo esgotamento físico, emocional e mental causado pelo estresse crônico no trabalho, foi classificada como doença ocupacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde o começo de 2022. 

Um estudo da International Stress Management Association (Isma) revela que o Brasil ocupa o segundo lugar em número de casos diagnosticados, superado apenas pelo Japão, onde 70% da população é afetada pelo problema.

Nara Moura, criadora da Decram Consult, focada em RH, media palestras sobre saúde mental em empresas. Segundo a psicanalista, ela faz apresentações o ano todo, mas, durante o Setembro Amarelo, chega a 20 palestras. 

Nara Moura, criadora da Decram Consult, focada em RH, media palestras sobre saúde mental em empresas.

“Hoje, as empresas estão muito mais interessadas em trabalhar as questões da qualidade de vida emocional porque entendem que ela é fundamental para a qualidade e produtividade do colaborador”, disse.

O financeiro é um dos pilares para a manutenção da saúde mental, considerando que, em muitos aspectos, proporciona bem-estar. 

“Não é questão de ganhar muito, é questão de que saber lidar com o seu dinheiro faz com que você tenha segurança na vida. Então, esse pilar tem que estar bem estabelecido”, explicou.

Entre as técnicas de foco para realização de atividades e ainda ter um tempo de descanso entre elas, a psicanalista destaca a de Pomodoro. 

Essa técnica consiste em dividir o fluxo de trabalho em blocos de concentração e pausa, com o objetivo de melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco. 

“Viu que ficou muito focado numa atividade? Para um pouquinho. Vai tomar um copo d’água. Levanta, faz uma caminhada no próprio espaço de trabalho e volta para a posição”, concluiu. 

Nos trades e na vida profissional, ganhar dinheiro é bom, mas não quando o custo é a sanidade.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
TradeNews
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.