por Luís Gustavo Novais
Com a eleição presidencial norte-americana chegando ao fim, paira sobre o ar uma incerteza a respeito do impacto que a vitória de cada candidato pode acarretar aos mercados mundiais e principalmente o brasileiro.
Por isso, o analista da Benndorf Research, Max Bohm, fez em live um panorama de possíveis ativos que podem se beneficiar com a vitória de Donald Trump.
Um dos pilares da campanha do republicano Donald Trump é o protecionismo da economia americana para, como em seu slogan “Make America Great Again”. Dessa forma, o candidato prometeu reduzir os impostos de empresas que fabricam seus produtos nos Estados Unidos e aumentar as barreiras comerciais com outros países, principalmente a China.
Com a redução de impostos para empresas, a Metalúrgica Gerdau [GOAU4], que possui produção nas terras do Tio Sam, entra na lista de boas opções.
Além disso, com o enfraquecimento da ligação comercial da China com os EUA, a gigante asiática terá que buscar outros países para o seu abastecimento. “Se a China vai comprar menos dos Estados Unidos ela vai recorrer a outros países do mundo, o Brasil como o ‘celeiro do mundo’ certamente será um grande parceiro”, apontou Max.
Nesse cenário, ativos ligados à commodity agrícolas, como SLC Agrícola [SLCE3] e BrasilAgro [AGRO3] tendem a se beneficiar em uma possível vitória republicana.
Por fim, os papéis da Aura Minerals [AURA33] podem apresentar ganhos. A piora do ambiente inflacionário, que se espera caso Trump vença, historicamente faz os investidores “correrem” para o ouro e o aumento do preço deste ativo certamente será benéfico para a mineradora.
Patrocinado por Nomos Investimentos
Todas essas ações estão presentes nas Carteiras Max, exclusivas da Nomos. Clique aqui e conheça um pouco mais.