O PIB da China cresceu 1,3% no terceiro trimestre do ano, acelerando em relação aos 0,8% do segundo trimestre e superando as projeções do mercado de crescimento de 1%. Na comparação anual, o indicador computou alta de 4,9%, também superando as expectativas.
Em setembro, as vendas no varejo (5,5% a/a) chinês tiveram o maior crescimento em 4 meses e a nona expansão consecutiva. O resultado foi impulsionado principalmente pelas vendas de roupas, sapatos, chapéus e têxteis (9,9%), ouro, prata e joias (7,7%) e produtos derivados do petróleo (8,9%).
Do lado negativo se destacaram as vendas de eletrodomésticos (-2,2%), suprimentos de escritório (- 2,3%) e materiais de construção (-8,2%), mas as quedas foram menores do que as registradas em agosto.
Já a produção industrial anualizada permaneceu em 4,5% em setembro, leitura mais forte desde abril. O setor industrial viu as produções de eletricidade, aquecimento, gás e água (3,5%) acelerar, enquanto a atividade desacelerou na mineração (1,5%) e na manufatura (2,3%) em relação aos números anteriores.
Em indústrias específicas, se sobressaíram a produção de maquinário e equipamento elétrico (11,5%), produtos e matérias-primas químicas (13,4%) e os metais ferrosos (9,9%). O crescimento da segunda maior economia pode ser atribuído em grande parte aos diversos estímulos monetários promovidos pelo governo na tentativa de dar ritmo à retomada.
Os incentivos monetários até então conseguem causar lampejos de aceleração, mas que não se mantém por muito tempo, fato que fica claro através dos indicadores de atividade ainda bastante fracos e dos meses de deflação registrados no 3T.
Dito isso, entendemos que a China pode ganhar alguma tração no último trimestre de 2023 graças às festas de fim de ano e um aumento da demanda dos países desenvolvidos, mesmo que as expectativas sejam ruins.
Além disso, a possibilidade de um pacote de estímulos fiscais também pode ser um catalisador para engatar uma recuperação mais sólida e, portanto, devemos nos manter atentos para possíveis reflexos nos ativos de mineração e siderurgia.