As bolsas europeias fecharam em baixa na sessão desta quarta-feira (14). Investidores aguardam o fim da reunião do Federal Reserve (Fed) e as decisões dos bancos centrais europeus de amanhã.
Dados de inflação do Reino Unido e da produção da Zona do Euro também orientaram o sentimento do pregão no Velho Continente.
O Banco Central Europeu (BCE), que decide as taxas de juros amanhã, apresenta indícios de elevação dos juros básicos da Zona do Euro em 0,50 ponto percentual. Segundo o monitor de juros do CME Group, quase 80% do mercado aposta em alta.
O presidente do Fed, Jerome Powell, fará um discurso nesta quarta-feira, após o anúncio da taxa básica, e deve fornecer mais pistas sobre o que está por vir no BC americano para o próximo ano.
De acordo com a Eurostat, a produção industrial na Europa apresentou recuo em outubro na comparação com setembro, uma queda maior do que a esperada pelo mercado.
Segundo a Capital Economics, embora a produção tenha se mantido melhor que o esperado no terceiro trimestre, com a economia mundial em possível recessão, são esperadas novas quedas.
Pela manhã, o órgão de estatísticas do Reino Unido anunciou que a inflação ao consumidor (CPI) desacelerou em novembro, levemente abaixo do esperado pelo The Wall Street Journal.
Entre os destaques das ações, estão os papéis do BT Group, que tiveram alta de 246% na Bolsa de Londres após a Nokia anunciar a expansão de sua parceria com o grupo. Já a empresa Taylor Wimpey registrou queda de 1,82% após o rebaixamento na avaliação do JPMorgan.
🇩🇪 DAX -0,26%
🇫🇷 CAC -0,21%
🇬🇧 FTSE -0,09%
(Com Agência Estado)