Entre os destaques corporativos desta quarta-feira (14), a Adnoc concluiu as diligências nas fábricas da petroquímica Braskem no Brasil, como parte do processo que pode resultar na aquisição de uma fatia de 38% no capital total da petroquímica.
Braskem [BRKM5]
A Adnoc, estatal de petróleo de Abu Dabhi, concluiu as diligências nas fábricas da petroquímica Braskem no Brasil, como parte do processo que pode resultar na aquisição de uma fatia de 38% no capital total da petroquímica. Agora as diligências acontecem nas operações do grupo brasileiro no exterior e devem ser concluídas nas próximas semanas, conforme apurou o Broadcast.
Petrobras [PETR4]
A Petrobras confirmou na noite de sexta-feira que recebeu indicações do Ministério das Minas e Energia para eleição do conselho de administração a ser realizada na Assembleia Geral Ordinária prevista para abril, conforme o Broadcast antecipou. Na primeira lista, devolvida ao MME em janeiro, constava o nome de Efrain Cruz, demitido da pasta, sendo substituído interinamente pelo advogado Renato Galuppo, incluído na nova lista. Além de Galuppo, o MME quer reconduzir ao cargo o presidente do conselho da estatal, Pietro Mendes; Jean Paul Prates; Vitor Saback; Bruno Moretti; e Sergio Rezende.
A Petrobras e o Mubadala Investment Company, fundo soberano de Abu Dhabi, vão intensificar as discussões sobre uma parceria para a operação da Refinaria Landulpho Alves – Mataripe e para ampliar o negócio de biocombustíveis do grupo no Brasil.
Prates informou também, em redes sociais, que a estatal vai trabalhar por parceiras com três empresas do Kuwait: a Kuwait Petroleum (KPC) e suas subsidiárias Companhia de Indústrias Petroquímicas (PIC, na sigla em inglês) e Companhia de Exploração de Petróleo no Exterior do Kuwait (KUFPEC). Com relação à última delas, Prates mencionou a possível abertura de uma subsidiária no Brasil. Ele definiu as reuniões que teve com os presidentes das três empresas na manhã de domingo, 11, como “muito produtivas”.
CCR [CCRO3]
O tráfego de veículos nas concessionárias da CCR registrou crescimento de 5,2% em janeiro em relação a janeiro de 2023. Nas concessões de mobilidade urbana, a CCR houve aumento de 6% no movimento de passageiros e, nos aeroportos, de 5,8%.
Klabin [KLBN11]
O terminal portuário da Klabin, o PAR-01, no porto de Paranaguá (PR), atingiu em seu primeiro ano de operação um total de 664 mil toneladas de celulose embarcadas, segundo informou a companhia. A matéria-prima é produzida na fábrica de Ortigueira e enviada para o terminal.
Cemig [CMIG4]
A Cemig fará a 10ª emissão de debêntures simples, da espécie quirografária e com garantia fidejussória adicional, no valor de R$ 2 bilhões, a ser alocado em até duas séries.
Prio [PRIO3]
A Prio aprovou a realização da 2ª emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, da espécie quirografária, em duas séries, no valor total de R$ 2 bilhões, da PetroRio Jaguar Petróleo.
Ultrapar [UGPA3]
A Squadra Investimentos e Squadra Investments alcançaram, de forma agregada, 5,18% do total de ações ON da Ultrapar, totalizando 57.749.539 ações.
Usiminas [USIM5]
A Usiminas informou que a Kapitalo aumentou sua participação acionária para 25.108.958 ações PN, ou 5,20% do total de ações da empresa.
Gafisa [GFSA3]
Na Gafisa, a Perenne Investimentos atingiu a participação total de 8.218.700 ações ordinárias, representativas de 11,8% do capital social, e a Trustee passou a deter 9.083.816 ações ON, ou 13,11% do capital.
Magazine Luiza [MGLU3]
Morreu na segunda-feira, 12, a fundadora do grupo de varejo Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato, aos 97 anos. A família informou a morte da fundadora do grupo, que é tia da empresária e presidente do Conselho de Administração do grupo, Luiza Helena Trajano.