Inflação europeia recua na prévia

exportacao-para-europa-q14wh67foabjqlkk4yj2unw4uoe1hy4v3el94nmocg

A taxa de inflação dos países da Zona do Euro recuou bastante na prévia de setembro, passando de 5,2% para 4,3%, mínima de 2 anos. Em relação ao mês de agosto, é esperado que a inflação do país suba 0,3%. O núcleo da inflação registrou queda de 5,3% para 4,5%, menor patamar desde agosto do ano passado.

Na comparação mensal, os bens industriais não energéticos (2,2%) devem ser o item de maior variação, seguidos pela energia (1,4%) e pelos alimentos, álcool e tabaco (0,1%). Já os serviços tendem a apresentar recuo de 0,9%.

Em relação a setembro de 2022, os alimentos, álcool e tabaco (8,8%) lideram as variações, seguidos pelos serviços (4,7%) e pelos bens industriais não energéticos (4,2%). Já a energia segue em território deflacionário e marca -4,7%.

A Europa consolida uma trajetória de queda na inflação, mas paga o preço por isso ao enfrentar um cenário de forte desaceleração econômica, juros altos e recessão praticamente certa para 2024.

No mais, como o BCE já sinalizou o fim do ciclo de aperto monetário, mantemos a conjuntura acima como a nossa base para os países do euro. Entendemos que o setor industrial dos países é o mais afetado e deve puxar essa contração da atividade.

[Fonte: Benndorf Research]

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
TradeNews
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.