Novidade da XP promete ao trader de varejo mesma velocidade de ordem dos institucionais

A XP Investimentos anunciou nesta semana o Flash Click, descrito como uma evolução da plataforma de negociação de renda variável. A tecnologia promete garantir ao trader de varejo acesso a alta velocidade e baixa latência equivalentes aos servidores utilizados por investidores institucionais.

A novidade foi desenvolvida de acordo com as necessidades do trader, para quem cada milissegundo é determinante entre o gain e o loss. O Flash Click possibilita 73 milissegundos para a execução de uma ordem – menos que um piscar de olhos, cuja duração é de 100 milissegundos –, sendo 89% mais rápido na execução de ordens do que a versão anterior. 

“A XP trabalha incansavelmente para evoluir a tecnologia com times dedicados a otimizar constantemente a experiência do nosso cliente. O Flash Click é o resultado desse esforço ao oferecer ao trader de varejo as mesmas condições de velocidade e latência que um hedge fund tem acesso, por exemplo”, explica Lucas Rabechini, diretor de produtos financeiros da XP Inc.

Para o desenvolvimento da plataforma, foi utilizada uma tecnologia de programação C++, a linguagem mais rápida existente para softwares de baixa latência. O Flash Click contou com a colaboração de programadores trazidos de Wall Street e da expertise do time brasileiro XP, além da importação de servidores localizados estrategicamente a poucos metros dos servidores da B3 na região metropolitana de São Paulo.

Patrocinado por Nomos Investimentos

Se você quer sair na frente e experimentar o futuro do trading, a Nomos te permite ser um dos primeiros a operar na mesma velocidade dos traders institucionais. Para entrar na lista de espera, inscreva-se aqui

“Para o desenvolvimento do Flash Click, adotamos um modelo de inovação raro no Brasil para esse tipo de solução. Não importamos a tecnologia pronta, trouxemos os profissionais e importamos o conhecimento deles para construir a ferramenta aqui”, destaca Rabechini.

O executivo explica que, em situações de oscilação brusca de mercado, quando dezenas de milhares de ordens são enviadas, a velocidade para visualização e execução da ordem é determinante. 

Um servidor no qual o envio de ordens é mais rápido que a média “ajuda muito, principalmente em mercados um pouco mais estressados, ou quando tem alguma notícia, algo que tem um grande impacto, que tem entrada de um grande fluxo de ordens nesse momento”, diz o analista técnico e trader Filipe Borges. 

Ele explica que os momentos mais voláteis do mercado proporcionam o chamado spread, isto é, a diferença entre preço de disparo e o de execução da ordem. Quanto menor, a velocidade de envio de ordens, “você acaba entrando no final da fila e acaba pegando um spread maior”.

A redução de spreads é crucial tanto na entrada quanto na saída das operações, diz o trader. “Um envio por um servidor mais rápido é muito vantajoso, você não toma spread e pega sempre os melhores preços quando quer entrar numa dessas operações no mercado com grande volatilidade”, enfatizou. 

Filipe utiliza como exemplo uma operação de contratos de Ibovespa com entrada na marca dos 130 mil pontos. “Sai uma notícia na hora que você coloca a ordem, bate nos 130 [mil pontos], mas outras pessoas com uma ordem mais rápida do que a sua entraram na frente, já arrastaram o preço para 130.050, e às vezes você pode ficar de fora de uma operação que pode te trazer um lucro muito grande.”

O Flash Click propõe 86% mais rapidez no recebimento de dados e latência 50% menor em comparação com a média verificada nas plataformas parceiras, segundo testes realizados na plataforma. “Sem dúvida alguma, é interessante e é algo que a XP trouxe que pode realmente melhorar muito o resultado dos servidores da casa”, conclui Filipe Borges. 

O Flash Click atende a todos os clientes da corretora que operam renda variável. O lançamento oficial será em 19 de agosto. 

 

Sair da versão mobile