Núcleo do PCE, dos EUA, tem redução significativa

eua

O PCE Price Index registrou alta de 3% em junho, ante o mesmo mês de 2022, desacelerando bastante dos 3,8% computados anteriormente em razão da queda expressiva de 18,9% nos preços da energia.

Já o núcleo do PCE Price Index passou de 4,6% para 4,1%, mínima de 21 meses, refletindo a redução de 0,6% nos preços dos bens e mostrando a lentidão da indústria americana que perdura há algum tempo e pode ser associada às taxas de juros elevadas e redução das demandas interna e externa por bens.

No mais, a renda pessoal cresceu 0,3% entre meses, e as despesas pessoas com consumo avançaram 0,5%. A renda foi influenciada por um aumento na compensação, que foi parcialmente compensada por uma redução na receita de ativos.

Já a alta do consumo é resultado de US$ 51,2 bilhões em gastos com serviços e US$ 49,1 bilhões em gastos com bens. Entre os serviços, a maior contribuição veio de serviços financeiros e seguros, habitação e serviços públicos. Entre os bens, os destaques foram os veículos motorizados e partes e gasolina e outros bens energéticos.

A desaceleração do núcleo da inflação é um bom sinal para a economia americana e aponta que os juros altos podem finalmente estar surtindo efeito. Apesar da atividade econômica manter um ritmo bom, se os próximos dados de inflação seguirem esse mesmo nível de redução, o Fed pode reavaliar a necessidade de promover um último ajuste nos juros, aliviando parte da pressão que era esperada sobre o mercado de crédito, a economia e os mercados de renda variável.

Por fim, o aumento do consumo e da renda reforçam a robustez da economia e do mercado de trabalho do país.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?