O Ether realmente pode “superar” o Bitcoin?

bitcoin e ethereum

DISCLAIMER: o texto a seguir trata apenas da opinião do autor e não necessariamente reflete a opinião institucional da Nomos Investimentos ou do TradeNews.

Por vários anos, há uma especulação na comunidade cripto sobre um possível evento de flippening. Isso se refere ao Ether (ETH), o segundo maior criptoativo, “ultrapassar” o Bitcoin, ou seja, alcançar uma capitalização de mercado maior do que o maior criptoativo do mundo.

Apesar de ter um desempenho inferior ao do Bitcoin até o momento, as vantagens únicas do Ethereum e os persistentes impulsionadores da demanda o posicionam bem para o crescimento futuro e acreditamos que essa virada ainda é possível.

Vamos analisar cinco potenciais catalisadores que, juntos, podem ajudar o ETH a dar um grande passo nessa direção nos próximos meses.

1. ETFs nos EUA

Na semana passada, a SEC aprovou a listagem de vários ETFs de ether à vista. Embora possa levar meses para que esses ETFs comecem a ser negociados, isso representa um marco significativo para o Ethereum e ressalta a crescente institucionalização desta classe de ativos.

Os ETFs proporcionarão aos investidores institucionais um acesso mais fácil ao ETH, potencialmente aumentando a demanda e o preço.

Os fluxos recordes vistos nos ETFs de Bitcoin este ano indicam uma forte demanda por criptoativos, sugerindo que os fluxos para os ETFs de Ether poderiam superar US$ 5 bilhões em novos capitais durante os primeiros meses de negociação. Esta projeção é baseada na suposição de que o mercado dos EUA adotará ETFs de Ether em proporções semelhantes às observadas em outras regiões onde tanto os ETFs de Bitcoin quanto de Ether já estão disponíveis.

[Fonte: Hashdex]

2. Resultado da eleição nos EUA

Não é segredo que a administração atual adotou uma abordagem pouco amigável em relação à regulamentação das criptomoedas. Uma nova administração provavelmente apresentaria uma mudança dramática em sua visão sobre o ETH e outros criptoativos, abrindo a possibilidade de maior clareza regulatória e a oportunidade para o crescimento do Ethereum e seu ecossistema no maior mercado financeiro do mundo.

Mas, independentemente do resultado da eleição, há evidências de um crescente apoio bipartidário para a criação de um ambiente regulatório mais sensato para os criptoativos.

3. Políticas monetárias acomodatícias

Se o Federal Reserve e outros bancos centrais decidirem cortar as taxas de juros ou implementar o afrouxamento quantitativo (QE), o Ethereum poderá se beneficiar significativamente. Taxas de juros mais baixas geralmente levam os investidores a buscar retornos mais altos em ativos alternativos, incluindo criptoativos.

Além disso, o QE aumenta a liquidez no mercado ao injetar mais dinheiro na economia. Essa liquidez adicional muitas vezes acaba em investimentos de maior rendimento, como ETH e aplicações de Finanças Descentralizadas (DeFi). As plataformas DeFi oferecem vários serviços financeiros, como empréstimos, empréstimos e ganho de juros sobre criptoativos, que se tornam cada vez mais atraentes em um ambiente de baixas taxas de juros.

Como resultado, tanto o ETH quanto seu ecossistema DeFi associado podem ver uma demanda crescente e apreciação de preço sob políticas monetárias dovish.

4. Aumento nos volumes de transações

O crescimento da tokenização e de outros casos de uso do Ethereum está previsto para se tornar um mercado de trilhões de dólares na próxima década. À medida que mais ativos são tokenizados e mais transações ocorrem no Ethereum, os volumes de transações aumentarão. Volumes de transações mais altos podem impulsionar a demanda por ETH, aumentando seu valor. Além disso, o forte ecossistema de desenvolvedores do Ethereum, a utilidade do ETH como colateral em DeFi e sua rede principal descentralizada e segura também apoiam seu crescimento.

5. Uma nova aplicação revolucionária

As stablecoins emergiram como uma aplicação significativa para contratos inteligentes. Em mercados emergentes, particularmente em países com controles de capital rigorosos devido à alta inflação, as stablecoins estão crescendo rapidamente, pois as pessoas buscam alternativas para proteger sua riqueza.

Nesses mercados, as stablecoins podem disruptar os serviços financeiros tradicionais, como pagamentos, remessas e bancos. O Ethereum está em uma posição única para se beneficiar disso, pois é, de longe, a rede de stablecoin mais amplamente utilizada.

Mas acreditamos que as stablecoins são apenas a primeira de muitas potenciais aplicações “revolucionárias”. Fundos de mercado monetário tokenizados provavelmente seguirão, oferecendo retornos de baixo risco em um ambiente de altas taxas de juros e abrindo caminho para investimentos globais e nativos digitais.

Além disso, outras aplicações fora do setor financeiro podem surgir nos próximos 12 a 18 meses. Soluções de identidade e Redes de Infraestrutura Física Descentralizada (DePIN) podem ver uma adoção acelerada, impulsionadas por avanços em IA.

Uma maré cada vez maior de demanda

Em setembro do ano passado, escrevi sobre o Ethereum ser o gigante adormecido do mundo cripto. Claro, o Ethereum não é a única plataforma de contratos inteligentes que tem experimentado crescimento. Ele tem enfrentado uma concorrência cada vez maior de plataformas como Solana e Avalanche.

Embora alguns sugiram que isso possa enfraquecer o caso de investimento em ETH, acreditamos que uma maré crescente levanta todos os barcos e que a demanda por aplicações baseadas em contratos inteligentes criará um ambiente onde muitas redes diferentes possam prosperar, mesmo que o Ethereum permaneça a plataforma dominante no futuro mais previsível.

A incerteza sobre qual rede dominará o cenário cripto ou receberá maior clareza regulatória será uma característica de longo prazo deste mercado. Esta é uma das razões pelas quais investir em um conjunto diversificado de criptoativos, como o Nasdaq Crypto Index, em vez de investir em um único ativo, pode beneficiar os investidores ao longo do tempo. Independentemente de o ETH superar ou não o BTC, o desenvolvimento das redes cripto continua a amadurecer, apresentando oportunidades significativas para investidores com um horizonte de investimento de longo prazo.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?